ACESSIBILIDADE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Amanda Nery da Silva, Daniele Farias Freire Raic
Resumo
O presente trabalho discute a acessibilidade curricular para a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior. Tem como objetivo conhecer as práticas de acessibilidade curricular para inclusão dos estudantes no curso de Ciências Biológicas da UESB, considerando a inclusão não como uma tendência, mas como direito de todas as pessoas. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, que leva em conta um acontecimento dentro de um contexto maior. Como dispositivos de produção de informações foram utilizados a entrevista semiestruturada com os discentes e uma docente do referido curso e, ainda, de documentos oficiais. Dessa forma, foi possível identificar que no currículo escrito do referido curso não há uma discussão sobre inclusão, embora apresente, em alguns momentos, um discurso de flexibilidade. Já no currículo praticado, ocorrem práticas pedagógicas que favorecem a acessibilidade curricular tais como adequações nas avaliações, nos materiais didáticos, nas aulas práticas, de acordo com as individualidades de cada um. Este estudo deixa ver a importância do Núcleo de Ações Inclusivas na Universidade no sentido da plena participação destes estudantes nos diferentes espaços. Sugere, assim, que a proposta de acessibilidade curricular deve ser a de criar possibilidades de acesso dos estudantes ao currículo institucional na garantia do direito legalmente constituído.
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