Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A SAÚDE COMO TEMA DA PROPOSTA CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TENOLOGIA BAIANO – CAMPUS ITAPETINGA/BA

Adriana Vitória Cardoso Lopes, Cristiano Sant’Anna Bahia

Resumo


O presente estudo é fruto da vivência do professor de Educação Física no Instituto Federal Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga. Constituiu-se de um relato de experiência de uma sequência didática com o tema Saúde, quando foram realizados a apresentação e discussão do conceito de saúde, levantamento dos dados antropométricos e indicativos de saúde:  IMC, circunferência abdominal, RC/Q, pressão arterial, índice glicêmico, batimentos cardíacos, apresentação dos índices de saúde segundo a OMS e discussão dos dados com os discentes. O objetivo do trabalho foi destacar a promoção de saúde no interior da Educação Física Escolar, possibilitando aos discentes a aquisição de conhecimentos sobre o tema e a formação de atitudes na direção de um estilo de vida ativo. A sequência didática foi realizada com 108 discentes do 1º ano do curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do IF Baiano do município de Itapetinga/Ba. A análise dos dados nos permite observar que a maioria dos indivíduos estão dentro dos padrões de normalidade, porém 12,95% se encontram abaixo do peso, 3,7% com sobrepeso e 2,8% com obesidade e 1 aluno com diabetes. Diante dos dados e discussões no percurso do trabalho ressalta-se a importância da EFE na promoção da saúde, educação pra uma vida saudável e formação dos discentes enquanto agentes de disseminação de conhecimentos.

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