Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ/FLORIANO

Maria Grayce Kelly Oliveira Mendes, Jozeane Lucas de Almeida, Andréia Martins

Resumo


O presente trabalho pretende evidenciar as práticas realizadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-Campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano-PI. A questão norteadora deste texto é a busca de entendimento de como está ocorrendo a implementação do Programa Residência Pedagógica em uma escola municipal da cidade de Floriano/Piauí. A metodologia utilizada para realização desse estudo ocorreu através da análise das experiências e o registro dos dados resultante das práticas vivenciadas pelos sujeitos inseridos no programa. Fundamenta-se em autores como Pimenta e Lima (2006) Darling-Hammond (2014), Tardif (2000) Teixeira (2018) Yin (2016) e Luckesi (1999). A Residência Pedagógica proporciona ao acadêmico a oportunidade de vivenciar à docência ainda em seu processo de formação, permitindo ao licenciando um local para compreender o processo de ensino aprendizagem. Uma vez que o programa possui uma parceria com as Escolas Públicas do país, aproximando assim o graduando da realidade que o espera após sua formação. O processo para emergir na escola-campo é rico de elementos valoroso para o processo de formação docente. Desta maneira, o objetivo desse relato é apresentar o processo das práticas vivenciadas, desde os planejamentos à execução, por meio de uma reflexão do quão significativo esta iniciativa é para a formação profissional dos futuros educadores. Em vista disso tal experiência deve ser compartilhada para que sirva de registro para novas reflexões e aprofundamentos de pesquisas sobre o tema.


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