Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA CONSTRUÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRÍTICO: ANALISANDO AS RELAÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alice Vasconcelos Silva, Fernando Gonçalves de Souza Neto, Gabriel Oliveira Monteiro, Denise Aparecida Brito Barreto

Resumo


Segundo Meirieu (1998), aprender significa redescobrir e reconstruir o conhecimento adquirido. O conhecimento, para ser, de fato, conhecimento, deve ser fruto da necessidade do aprendiz e, nesse processo, nos indagamos: de que maneira o professor pode auxiliar os seus alunos? Para que o(a) docente ensine com eficácia, é importante que veja os seus alunos dentro das necessidades deles e do meio em que vivem. As técnicas oratórias ensinam-nos que, se não houver sintonia entre o emissor e o receptor, a mensagem não será absorvida. Conscientes de que o aprendizado se faz por meio da interação entre a prática pedagógica e o estudo bibliográfico dos conteúdos, neste trabalho, observações e detalhes a respeito da aula foram registrados para que, posteriormente, essas anotações se tornassem um relato de experiência pormenorizado e descritivo. Na perspectiva pedagógica do ensino, objetivamos discutir, fundamentar e problematizar, embasados teoricamente em Meirieu (1998), Santos e Santos (2017), Barbosa e Canali (2011), Bakhtin (1999), Goergen (2008), Holanda (1997), Oliveira (2010), algumas questões relativas à metodologias, desde a perspectiva do ensino em sala de aula até políticas educativas. Como procedimentos metodológicos, propomo-nos a minuciar informações presentes no relato de experiência, a fim de trazer à luz elementos relevantes para a discussão pedagógica e explorar novos caminhos para ampliar a discussão acerca da importância do trabalho/saber docente. Como resultados parciais, reconhecemos a importância da análise pormenorizada da aula, uma vez que ela possibilita-nos enxergar a sala de aula como um ambiente de constantes deliberações de ideias.  

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