Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA CONSTRUÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRÍTICO: ANALISANDO AS RELAÇÕES INTERACIONAIS EM SALA DE AULA A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alice Vasconcelos Silva, Fernando Gonçalves de Souza Neto, Gabriel Oliveira Monteiro, Denise Aparecida Brito Barreto

Resumo


Segundo Meirieu (1998), aprender significa redescobrir e reconstruir o conhecimento adquirido. O conhecimento, para ser, de fato, conhecimento, deve ser fruto da necessidade do aprendiz e, nesse processo, nos indagamos: de que maneira o professor pode auxiliar os seus alunos? Para que o(a) docente ensine com eficácia, é importante que veja os seus alunos dentro das necessidades deles e do meio em que vivem. As técnicas oratórias ensinam-nos que, se não houver sintonia entre o emissor e o receptor, a mensagem não será absorvida. Conscientes de que o aprendizado se faz por meio da interação entre a prática pedagógica e o estudo bibliográfico dos conteúdos, neste trabalho, observações e detalhes a respeito da aula foram registrados para que, posteriormente, essas anotações se tornassem um relato de experiência pormenorizado e descritivo. Na perspectiva pedagógica do ensino, objetivamos discutir, fundamentar e problematizar, embasados teoricamente em Meirieu (1998), Santos e Santos (2017), Barbosa e Canali (2011), Bakhtin (1999), Goergen (2008), Holanda (1997), Oliveira (2010), algumas questões relativas à metodologias, desde a perspectiva do ensino em sala de aula até políticas educativas. Como procedimentos metodológicos, propomo-nos a minuciar informações presentes no relato de experiência, a fim de trazer à luz elementos relevantes para a discussão pedagógica e explorar novos caminhos para ampliar a discussão acerca da importância do trabalho/saber docente. Como resultados parciais, reconhecemos a importância da análise pormenorizada da aula, uma vez que ela possibilita-nos enxergar a sala de aula como um ambiente de constantes deliberações de ideias.  

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor