A REFLEXÃO DO ESTUDO DA VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o processo de ensino/aprendizagem do modo verbal subjuntivo abordado no livro didático “PORTUGUÊS: contexto, interlocução e sentido” de Abaurre, Abaurre e Pontara (2013), bem como o seu tratamento na gramática normativa para explicar a variação linguística que ocorre nesse modo verbal na língua oral em uso. Após análise do livro didático, das gramáticas normativas e análise de dados reais de fala da comunidade de Vitória da Conquista (Corpus PPVC), chegamos à conclusão de que não há uma definição precisa nesses materiais para explicar a variação desse modo verbal no uso real da língua. Subsidiados pelas teorias Sociolinguística, Funcionalismo e Sociofuncionalismo, mostramos alguns condicionadores que influenciam a variação do modo subjuntivo e sinalizamos a importância dos professores terem uma base teórico-metodológica para, no seu trabalho pedagógico, levarem os alunos a refletirem sobre a língua que usam. Diante da escola como reflexo ativo e com a função de desenvolver no aluno a competência discursiva para que esteja apto a usar a variedade adequada a cada contexto de interação, apresentamos a análise do subjuntivo como uma proposta de pensar a educação Sociolinguística ou, nos termos próprios da teoria, a Sociolinguística Educacional nos materiais escolares de uma forma mais contextualizada com a realidade linguística contemporânea.
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