Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A POLÍTICA DO AGRONEGÓCIO E SEUS REFLEXOS ANTAGÔNICOS PARA A EDUCAÇÃO E AS ESCOLAS DO CAMPO

Luciene Rocha Silva, Vanessa Costa dos Santos, Maria das Graças Santos Ribeiro

Resumo


O artigo apresentar uma breve análise sobre a influência do agronegócio no fechamento das escolas do campo no Brasil, por meio do recorte da pesquisa, em andamento, “as diretrizes neoliberais e suas implicações sobre a política de fechamento de escolas do campo em Vitória da Conquista – BA”, e de outra, realizada no período de 2010 a 2017, para efeito de conclusão de curso de mestrado, realizado pelo Programa de Pós Graduação para a formação de professores da Educação Básica – PPGE, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC- Ilhéus/ BA, tendo como objeto de investigação o tema sobre a Política Municipal de Educação do Campo em Vitória da Conquista/BA, procurando analisar se a política de educação campo do município estava em consonância com as Diretrizes Operacionais que orientam a escolas do campo – Resolução MEC/ CME/CEB de nº 02/2002. Essa pesquisa faz parte de um projeto maior que estuda as políticas do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios baianos como Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista, através do grupo de pesquisa “Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade Cultural – GEPEMDEC” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Vitória da Conquista – BA, que vem desenvolvendo estudos sobre a implementação dessas políticas, do qual somos membros participantes. O método utilizado para a produção do conhecimento foi o Materialismo Histórico Dialético - MHD, por entender que este é o que melhor explica as contradições observadas no objeto de estudo.

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