Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PESQUISA DO TIPO ESTADO DA ARTE: CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA O CAMPO DO ENSINO DE HISTÓRIA

Izis Pollyanna Teixeira Dias de Freitas, Edinalva Padre Aguiar

Resumo


O trabalho que segue, apresenta uma investigação do tipo Estado da Arte e compõe parte da discussão da pesquisa de mestrado em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), intitulada “Educação Histórica: concepção de passado de alunos do Ensino Médio”. Entendemos que o Estado da Arte se caracteriza como uma etapa da referida pesquisa e tem o intuito de proceder à identificação e levantamento das produções que guardem relação com nosso objeto, podendo assim, contribuir teoricamente com ele. Para a busca das produções disponíveis nos diferentes sítios eletrônicos afins com o campo educacional e, em especial, com o campo no qual nosso trabalho se insere – Ensino de História – adotamos o recorte temporal estabelecido entre os anos de 2001 e 2018. Tal temporalidade foi pensada por sabermos que a ampliação de pesquisas abordando conceitos de segunda ordem se deram a partir dessa década. Além do recorte temporal, determinamos previamente os seguintes descritores: Didática da História, passado histórico, pensamento histórico, ideias históricas e significância histórica. Na sequência, definimos que consideraríamos as teses, dissertações, anais e artigos/periódicos disponibilizados nos bancos de dados selecionados.

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