A PESQUISA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE CAETITÉ-BA
Alessandra da Silva Reis Costa, Darliane Matos de Almeida, Jussana Ribeiro Pereira
Resumo
O artigo trata de um recorte de pesquisa que tem por objetivo central, analisar a utilização da pesquisa como instrumento pedagógico pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do município de Caetité-Ba. Entre os desdobramentos da intenção central, objetiva-se identificar a concepção de pesquisa dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas práticas, no que se refere à utilização da pesquisa como princípio educativo. Esse desdobramento constitui objeto desse artigo, que discute a importância da pesquisa como princípio educativo para o trabalho pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, a abordagem do problema recorre a um estudo de campo de abordagem qualitativa, com a utilização de análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de uma escola da rede municipal de Caetité-Ba, os sujeitos compõem uma amostra que comporta professores de cada seguimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Percebeu-se com este estudo que, apesar da importância que a adoção da pesquisa nos anos iniciais possui, ainda há muito que ser feito para que a prática pedagógica na perspectiva da pesquisa, não seja pensada e praticada de maneira superficial e/ou subestimando as possibilidades que o princípio da pesquisa reserva para o processo de ensino e aprendizagem. Evidenciou-se também o reconhecimento da importância da utilização da pesquisa na prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e os esforços empreendidos por parte das professoras para tornar essa prática uma realidade.
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