Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS CAMPESINOS EGRESSOS DA CASA FAMILIAR RURAL DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES

Antonio Marcos Santos Pereira, Adelcio Menezes de Sousa, Rita de Cácia Santos Chagas

Resumo


Apresenta-se um extrato do resultado referente à pesquisa desenvolvida no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que buscou compreender como se dá a permanência dos egressos da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves de Presidente Tancredo Neves, Bahia (CFR-PTN), assim como, as contribuições desses jovens para o desenvolvimento de suas comunidades. Como objetivo geral buscou-se investigar as contribuições que o processo formativo da Unidade de Ensino agregou à formação dos jovens egressos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio para o fortalecimento do sentimento de pertencimento com o lugar em que vivem. Pesquisa foi de inspiração etnográfica, de caráter qualitativo, sendo os sujeitos doze estudantes e sete pais. O trabalho consiste de uma reflexão sobre a Pedagogia da Alternância e as contribuições dadas para a formação dos jovens campesinos oriundos do município de Teolândia-Bahia. A partir dos resultados observados é possível afirmar que o processo formativo vivenciado pelos jovens gerou impactos significativos para sua formação, fortaleceu seus sentimentos de pertencimento, elevou sua autoestima, melhorou o relacionamento com seus pais, trouxe impactos positivos na renda da família e consequentemente na sua qualidade de vida no campo. Neste sentido, pode-se assegurar que a pedagogia da Alternância se constitui um importante instrumento de transformação social, capaz de transformar pessoas e realidade, apontando que uma educação quando é transformadora produz reflexos positivos na sociedade.

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