Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A ORGANIZAÇÃO DA RESERVA DA CARGA HORÁRIA PARA ATIVIDADE COMPLEMENTAR (AC) NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO- FEIRA DE SANTANA- BA

Juliete Lima dos Santos, Elizabete Pereira Barbosa

Resumo


Este texto se insere no conjunto de produções que discutem como as políticas de educação têm sido incorporadas nas instituições de educação infantil do campo, no município de Feira de Santana, Bahia. Trata-se dos resultados da pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao projeto de pesquisa maior intitulado: “Educação infantil na zona rural: caracterização e análise do cenário de implementação das políticas de educação do campo no município de Feira de Santana”. Este recorte   investiga como a gestão da escola organiza a reserva de carga horária dos professores na Educação Infantil do Campo, num distrito do município de Feira de Santana. Durante o estudo a ênfase é compreender como a reserva de carga horária contribui para a formação dos docentes e promove uma prática efetiva e de qualidade. Durante a investigação utilizou-se como sustentação teórica estudos de Brasil(1996); Demo(1996); Gerhardt(2009); Silveira(2009); Feira de Santana (2017) e Lima(2013). Segundo Brasil (2012) a reserva de carga horária é um tempo destinado para o professor dedicar-se ao planejamento de suas aulas e à sua formação. O direito à reserva de carga horária dos professores da rede municipal de Feira de Santana, mesmo existindo uma lei federal que garanta esse direito, foi uma conquista, depois de manifestações e greve, a partir do ano de 2016. Os resultados obtidos com esta pesquisa contribuirá para a formação de diretores, coordenadores, professores em exercício, estudantes de Pedagogia e demais profissionais que já atuam na área da Educação. 

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