Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM FLORIANO - PIAUÍ

Islândia da Rocha Silva, Jessilânia Nikelly da Conceição, Joyce Carreiro dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relacionar a ludicidade com os conteúdos didáticos, e assim contribuir para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem respeitando as especificidades e estágios de cada criança. O trabalho está sendo realizado em uma escola Municipal em Floriano-PI através do Programa Residência Pedagógica vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A problemática deste tema surgiu a partir das observações realizadas em uma escola Municipal de Floriano PI, centralizando-se na questão de que a escola dispõe de vários recursos didáticos, que pouco são utilizados como ferramentas de aprendizagem. A justificativa para o estudo e intervenção deste tema é de que a ludicidade é uma das ferramentas pedagógicas que mais envolve as crianças e que geram resultados positivos em um curto espaço de tempo, além do brincar ser importante para a criança é possível trabalhar diversos aspectos para o desenvolvimento integral da criança. A metodologia constitui-se em pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa; o trabalho está sendo desenvolvido desde o final de 2018 com observações, e os métodos estão sendo executados durante o ano letivo de 2019. Considerando a necessidade de criar espaço lúdico na escola, tanto para o desenvolvimento da criança e empreendimento do trabalho pedagógico, concluímos que para além disso, este trabalho proporcionará experiências significativas aos discentes do Programa Residência Pedagógica e os resultados serão futuramente apresentados em uma outra oportunidade.

Texto Completo: PDF