Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A INTER(AÇÃO) DOS/AS JOVENS ESTUDANTES DO CAMPO NUMA ESCOLA DA CIDADE: PERFIS IDENTITÁRIOS E A DIVERSIDADE

Edilânia de Paiva Silva, Emanuela Oliveira C.

Resumo


Este artigo pretende apresentar contribuições da pesquisa realizada, colaborativamente, com os/as jovens estudantes do campo que estudam numa escola da cidade, vinculada ao Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa tem por objetivo compreender como os/as jovens constituem as suas identidades culturais e como essa diversidade se manifesta no cotidiano escolar. Os aportes teóricos se referenciam nos diálogos sobre a juventude e debates interculturais, assim como nos pressupostos pós-críticos em educação, agregando estudos das vertentes pós-estruturalistas, estudos culturais e pós-coloniais. Para orientar a pesquisa, tomou-se como base metodológica a abordagem qualitativa, através da Etnopesquisa, pelo contato direto com a situação estudada e a realidade vivenciada pelos/as jovens estudantes em seus contextos socioculturais e tem, no questionário, na observação participante e tertúlias dialógicas culturais os dispositivos de levantamento e construção das informações junto aos/às participantes. Entre alguns resultados, o estudo contribuiu para dar visibilidade às/os jovens estudantes como possuidores de culturas próprias, como um conjunto híbrido de expressões e práticas socioculturais inseridas em contextos marcados pela diversidade.

Texto Completo: PDF