Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO EM UM PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO

Cristiano Ribeiro dos Santos, Lorena Lima Figueiredo Oliveira, Márcia Helena de Melo Pereira

Resumo


Objetiva-se, neste artigo, investigar quais elementos das condições de produção textual influenciam os escreventes durante o processo de composição de um resumo escrito na esfera acadêmica e de que maneira esses elementos estão presentes na produção. Para Bakhtin (1997), o uso da língua está relacionado às diversas esferas da atividade humana e a utilização da língua acontece em forma de enunciados (orais ou escritos) que carregam “condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas” (BAKHTIN, 1997, p. 279). Ancorados nesse pressuposto, observa-se uma dupla de estudantes do Curso de Ciência da Computação, durante a escrita conjunta de um resumo do texto “Os pássaros, a canção e a pressa”, escrito pelo jornalista Roberto Pompeu de Toledo. Analisa-se dados processuais desse texto – gravação e transcrição do diálogo mantido pela dupla de estudantes durante a elaboração textual, como também dados de uma entrevista realizada com as escreventes uma semana após a elaboração. Os dados mostram as etapas seguidas pelos escreventes durante a escrita de seu texto. A pesquisa fundamenta-se principalmente nos conceitos de Marcuschi (2001) e Matencio (2002; 2003) sobre retextualização. Sobre as condições de produção no processo de composição textual, tem-se como base principalmente os postulados de Koch (2002; 2015), Bakhtin (1997) e Dell’Isola (2007). Através das análises realizadas, constata-se que as condições de produção textual presentes no processo de elaboração do resumo exercem grande influência sobre o enunciador durante a construção do enunciado.

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