A INCLUSÃO DA PESSOA COM DISLEXIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Amanda Nery da Silva, Evelyn Oliveira Correia, Ivigne Silva Pontes
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender a dislexia, conhecer seus aspectos históricos, legais, além de investigar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com dislexia, bem como analisar a relação entre professor e aluno, a partir desse transtorno específico de aprendizagem, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a pesquisa bibliográfica, de campo e a entrevista semiestruturada como instrumentos para o levantamento dos dados coletados. Os autores utilizados no presente trabalho foram Capellini, Ferreira, Salgado e Ciasca (2007), Teles (2004), Catts e Chan (2011), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 de 1996, entre outros. Dos estudos realizados para o desenvolvimento desse trabalho, compreendemos que o acesso e a permanência aos diferentes espaços educacionais são direito de todos, bem como a participação e a garantia à aprendizagem. Além disso, entendemos que é preciso pensar nas especificidades de cada um para que esta aprendizagem seja efetivada com qualidade e equidade de oportunidades. Assim, torna-se imprescindível que o docente adote uma ação continuada, assumindo a responsabilidade, tendo práticas que possibilitam o sucesso desses estudantes.
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