A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL ABDIAS MENEZES
Jaine Abreu Santana, Matheus de Menezes Santos, Viviane dos Santos Rodrigues, Adriana David Ferreira Gusmão
Resumo
O presente trabalho parte da perspectiva de refletir sobre as contribuições desempenhadas pelo estágio na formação docente, tendo como base uma experiência vivenciada por estudantes de licenciatura em Geografia no Colégio Estadual Abdias Menezes, localizado no município de Vitória da Conquista/BA. Para tanto, fez-se necessário explorar características específicas de estrutura social dos sujeitos envolvidos e de condições físicas da escola, visto que partiu-se da hipótese de que tais aspectos influenciavam na prática docente. Tendo por base um referencial teórico consistente, tentou-se compreender as dificuldades encontradas na escola como resultado de construções históricas de falta de engajamento do Estado brasileiro no fornecimento de condições dignas de atuação docente e de envolvimento efetivo do alunado no processo de ensino-aprendizagem, pois tal se vê limitado por questões de ordem socioeconômica. As heranças do sistema educacional, voltado ao atendimento dos interesses de reprodução capitalista, impede uma prática docente plenamente autônoma, especialmente na fase do estágio, que já é marcada por uma série de interferências. O colégio em questão foi entendido numa abordagem ampla, inserindo-se no contexto geral de formação e evolução da educação no Brasil. Igualmente, buscou-se considerar na análise, a essencial participação dos professores supervisores e regentes no estágio. Estes desempenham papel crucial, tanto no que se refere à orientação e organização das atividades a serem realizadas na escola pelo estagiário, quanto no sentido de transmitir as vivências experimentadas no meio escolar. Assim, os licenciandos podem aprender não só com a sua própria atuação, mas também a partir das experiências de outrem.
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