Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA DO CARNAVAL CONQUISTENSE PARA A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Alberto Bomfim da Silva, Edson Farias

Resumo


O texto a seguir apresenta resultados iniciais da pesquisa realizada para tese de doutoramento em Memória pelo PPGMLS/ UESB. Busca-se evidenciar a importância do estudo da memória do processo de carnavalização das associações negras e mestiças de Vitória da Conquista, na segunda metade do sec. XX, para a construção de uma educação que se faça atravessar pelo respeito às diversidades socioculturais, dentre elas, as relações étnico-raciais. Nossa tese é de que os efeitos de sentido construídos na apresentação e recepção dos cenários carnavalescos se inscreviam esteticamente como questionamento de normas sociais inculcadas e contribuía para o estabelecimento, afirmação e positivação de representações identitárias afro-brasileiras, indígenas e mestiças, normalmente, impedidas ou invisibilizadas em outras circunstâncias da vida pública conquistense.

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