A IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO BAIANO.
Resumo
O artigo em tela consiste no recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo analisar como a Implementação das Políticas de Alfabetização, Pacto pela Educação na Bahia e PNAIC, foram recontextualizadas na rede pública de ensino de um município baiano. A pesquisa se ancora em uma postura dialética, uma vez que para entender o objeto de estudo é exigida uma leitura do real e das relações contraditórias existentes no processo educativo. O lócus da pesquisa é a rede pública de ensino de um município do extremo sul da Bahia, e os sujeitos são 16 professoras alfabetizadoras da rede que aceitaram participar da pesquisa. A metodologia adotada fundamenta-se na pesquisa-ação de Thiollent (2011) e foi utilizada para realizar os encontros coletivos com as professoras para discussão e reflexão das problemáticas da pesquisa. Utilizou-se de um questionário para obter um diagnóstico sobre o trabalho das professoras. A pesquisa se encontra em andamento, mas, alguns resultados preliminares podem ser elencados: a precariedade das condições de trabalho do professor, a contratação de alguns professores sem formação para atuar no ensino fundamental anos iniciais, a descontinuidade das políticas e programas de alfabetização.
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