Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A GESTÃO DEMOCRÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO SEGURO – BA: UMA ANÁLISE DA ELEIÇÃO DIRETA PARA GESTOR DO COLÉGIO MUNICIPAL PROFESSOR ÁLVARO HENRIQUE DOS SANTOS

Leonardo Lacerda Campos

Resumo


A presente pesquisa buscou analisar a implantação da Gestão Democrática na Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro – BA. Enfatizando principalmente o processo da eleição direta para diretores e vice-diretores, para tanto se fez necessário tecer uma contextualização acerca do surgimento da democracia tecendo uma análise desde os primórdios da humanidade até a democracia direta e, por conseguinte a representativa, para de fato embasar os estudos sobre a democracia na gestão escolar. O Colégio Professor Álvaro Henrique dos Santos foi escolhido para fazer parte da pesquisa empírica, onde questionários foram aplicados para alunos/as, professores/as e funcionários/as de modo geral, a fim de captar informações sobre os conhecimentos prévios desses, em relação à Gestão Democrática, além disso, acompanhamos todo processo eleitoral: as reuniões, a formação da chapa, as propostas, assim como o acompanhamento da eleição, sendo criada uma chapa única que teve em torno de 92% dos votos. Embora os resultados apontem avanços na qualidade do ensino a partir da implementação da Gestão Democrática, é preciso garantir e potencializar os debates que versam acerca da importância de tal conquista, sobretudo na participação de toda comunidade escolar nas tomadas de decisões, que venham calhar na qualidade do ensino.


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