A GESTÃO DE PESSOAS NA EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Givanildo Santos de Almeida, Hemily Araújo dos Santos, Marco Luciano Fagundes Magalhães
Resumo
Este artigo irá abordar e discorrer acerca da temática: “A gestão de pessoas na educação: um diálogo possível”. Diante de tal problemática, traçamos como objetivo norteador “Discutir a possível relação entre a gestão de pessoas e a educação, com ênfase na gestão escolar” Entendemos que a relação entre gestão de pessoas e educação é um elemento fundamental para a escola, de modo que todo trabalho desenvolvido deve girar em torno de um eficiente modelo de gestão, levando em consideração aspectos de uma gestão de pessoas numa perspectiva democrática e participativa. Desta forma, esse trabalho vem justamente estabelecer relações a respeito dessas áreas. O percurso metodológico foi traçado pela pesquisa bibliográfica com autores da área da Administração e da Educação. Para subsidiar essa nossa produção, nos apoiamos em alguns teóricos, a exemplo de: CHIAVENATO (2014), GIL (2007), VERGARA (2005), LUCK (2000), MUTIM e FREITAS (1999), PORTELA e ATTA (2007). Durante a pesquisa constatamos que a gestão escolar democrática, escola, família e comunidade devem estar a todo tempo em comunicação, o gestor não deve tomar decisões sozinho, mas por meio do apoio e escuta das outras partes envolvidas no processo. Constatamos, ainda, que é possível traçar discussões acerca dessas duas áreas que estudam objetos diferentes, mas que dialogam entre si.
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