Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A ETNOMATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Sandra Nogueira Flores, Inaiara Alves Rolim, Geângelo Rosa

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa aplicada para conclusão do curso de Especialização em Educação Matemática, o qual discutiu a “Etnomatemática como possibilidade pedagógica na valorização do conhecimento prévio e aprendizagem de conceitos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental”, em uma escola do campo no município de Serra do Ramalho - BA. O estudo teve como objetivo compreender de que forma os conhecimentos matemáticos desenvolvidos no cotidiano do aluno podem auxiliar sua aprendizagem no espaço escolar. Desse modo, discutiu-se a definição de etnomatemática, a fim de entender como essa nova tendência matemática pode contribuir no processo de ensino/aprendizagem dos alunos que estudam em seu espaço de luta e vivência. Assim, a pesquisa foi desenvolvida com a participação da professora de matemática e os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia orientou-se pelos princípios da abordagem qualitativa tendo como procedimento metodológico o estudo de caso complementado pela aplicação da entrevista não estruturada, análise documental e um levantamento diagnóstico, com os sujeitos envolvidos sobre o processo de aprendizagem da matemática em sala de aula, analisando as suas percepções em relação à utilização de elementos da etnomatemática no processo de ensino da matemática. Após essa análise, considerou necessário propor metodologias baseadas na etnomatemática que apoiem a prática pedagógica na difusão e aquisição de conhecimentos matemáticos em sala de aula.

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