Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A ESCOLHA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO COMO ESTABELECIMENTO DE ENSINO MÉDIO DE SUJEITOS DE DIFERENTES ORIGENS

Bruna Tatianne Moura de Queirós, Tânia de Freitas Resende

Resumo


O presente artigo versa sobre uma pesquisa em andamento que procura desvelar os motivos da escolha de uma instituição de educação profissional para a escolarização de nível médio de sujeitos de diferentes origens sociais e culturais. Sua relevância reside no fato de que a escolha do estabelecimento de ensino é um recurso que está no cerne das estratégias familiares de investimento na escolaridade da prole, contudo, nem todas as famílias têm possibilidades ou propensão de fazê-la. Portanto, estudar como a escolha da escola se processa, sob quais objetivos e qual o perfil dos sujeitos que escolhem, pode configurar um campo empírico muito propício para discutir as desigualdades na sociologia da educação. Para tanto, nesse artigo faremos uma breve sistematização de estudos estrangeiros e brasileiros sobre a escolha da escola, enfatizando os fatores que a influencia; bem como realizaremos alguns apontamentos sobre o perfil dos sujeitos (alunos e suas famílias) do IFNMG – Campus Avançado Janaúba, “lócus” desse estudo.

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