Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A “DEMOCRATIZAÇÃO” DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS NEOLIBERAIS

Maisa Oliveira Melo Ferraz, Ennia Débora Passos Braga Pires, Marília do Amparo Alves Gomes, José Walter Sampaio Souza

Resumo


O presente artigo consiste em analisar as consequências que as reformas liberalizantes do Estado têm acarretado para o ensino superior público, especificamente, para se efetivar verdadeiramente uma “democratização” do acesso ao ensino superior. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de natureza teórico-empírica com a sistematização de leituras de estudos realizados por autores que investigam o tema, dentre eles Franca (2017), Sguissardi (2015) e Silva Junior (2017). Discutir Políticas Públicas de Acesso à Educação Superior torna-se essencial para compreender como vem sendo pensada a democratização e a inclusão a este nível de formação. Neste processo de expansão do ensino superior no Brasil, Sguissardi (2015) destaca que a educação superior no Brasil vive um processo intenso de transformação de um direito ou “serviço público” em um “serviço comercial” ou mercadoria, isto é, um processo de massificação e mercantilização que anula as fronteiras entre o público e o privado-mercantil e impede uma efetiva democratização do “subsistema”. Existem contradições entre o discurso da qualidade e da inclusão social e o real quadro de precarização do ensino superior público, decorrente do aprofundamento da lógica neoliberal em referência a educação superior. Neste sentido, as decisões assumidas pelo Estado Brasileiro pertinentes à estratégia neoliberal possibilitaram e vêm possibilitando de um lado a ampliação da iniciativa privada na política educacional superior e por outro lado têm precarizado o ensino superior público. Além disso, mais do que nunca em tempos neoliberais, a sociedade civil organizada, especialmente a acadêmica das Universidades formada por movimento estudantil, de docentes e de técnicos, que tem historicamente contribuído para pressionar o Estado na manutenção de conquistas e implantação de novas, estejam atentas e atuantes a pressionar e contrapor à logica do capital.


Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor