Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CRIANÇA E SEU CAMINHO DA ESCRITA: NÍVEIS CONCEITUAIS

Cláudia Batista da Silva, Eliani Regina Silva, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis

Resumo


O presente estudo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar quais as maiores dificuldades encontradas para o desenvolvimento da escrita pelos educandos do terceiro ano do ciclo de alfabetização de uma Unidade de Ensino da rede municipal de Bom Jesus da Lapa. Foi utilizado a abordagem de pesquisa qualitativa, com construção de relatórios a partir de observação da aplicação de atividades pedagógicas e análise de textos produzidos pelos alunos. Os sujeitos da pesquisa foram docentes e discentes de uma escola pública situada em Bom Jesus da Lapa, BA.  Os resultados apontam como evidencia que muitas informações da língua escrita só podem ser descobertas associados a outros estudos como de fonologia, linguística e em outros informantes e na participação em atos sociais em circunstâncias de escrita funcional, isto é, que sirva para fins específicos.

Texto Completo: PDF