A CONDIÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA FILOSOFIA: UMA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA
Adenaide Amorim Lima, Romero Pereira Nunes, Mariana Oliveira Freitas, Edna Furukawa Pimentel
Resumo
Este artigo insere-se na discussão sobre a prática docente e tem como objetivo principal compreender como se desenvolve a prática docente no ensino da filosofia no ensino médio. Trata-se de um estudo desenvolvido a partir da nossa experiência, na condição de bolsistas e graduandos do curso de filosofia, junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Durante o período de quatro meses, uma vez por semana, foram feitas observações do ensino de filosofia em uma escola pública, profissionalizante de Vitória da Conquista/BA. A turma de primeiro ano do curso Técnico em Alimentos caracteriza-se como recorte para este estudo. Durante esse período alguns aspectos da prática docente no ensino da filosofia nesta turma chamaram a nossa atenção. Com o objetivo de evidenciar e compreender estes aspectos os quais explicitaremos ao longo deste texto, recorremos às seguintes estratégias para construção dos dados: entrevista semiestruturada com a professora, observação em sala de aula, anotações em diário de bordo e análise do plano de curso da disciplina. Este trabalho trata-se de em estudo que se insere na abordagem qualitativa, cuja análise dos dados se desenvolve na perspectiva da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016) e se fundamenta em autores de referência que abordam da questão da prática docente no ensino da filosofia.
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