A ARTE MOVIMENTO: CONSTRUÇÕES DE OFICINAS/VIVÊNCIAS NA ESCOLA
Edisio Pereira da Silva Luz Júnior, Joyce Fernandes Prates, Carmem Virgínia Moraes da Silva
Resumo
Esta presente construção objetiva apresentar dados preliminares oriundos de uma prática de intervenção no campo da Psicologia Escolar/Educacional, percebendo-a como múltipla e capaz de diversos focos de atuação nos contextos educacionais. A proposta orientadora desta prática foi produzida com o intuito de trabalhar queixas e demandas apresentadas por uma instituição privada da rede de Educação Fundamental de Vitória da Conquista ao Núcleo de Práticas Psicológicas – NUPPSI do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e após encontros com a equipe de profissionais. Essa proposta se configura nas modalidades de oficinas/vivências com alunos, possuindo uma temática ampla, de modo a possibilitar expressões em arte e em fala acerca das questões que aparecerem nas relações. As concepções que nortearam realizações prática estão calcadas na perspectiva sócio-histórico-cultural de Lev S. Vigotski, considerando o homem, dialogicamente agindo em seu meio. Sendo assim, o levantamento das queixas e demandas, deu-se por encontros com coordenação, grupos de professores e direção da instituição, de modo a traçar alternativas de intervenção, considerando todos os atores do processo educativo. Para além dos encontros de construção de dados e demandas, as oficinas/vivências foram delimitadas em 4 encontros iniciais com alunos, um com mães/pais/responsáveis e a devolutiva à instituição. Os resultados prévios, baseando na realização das primeiras oficinas começam a mostrar o quanto a arte e a criação de ambientes outros permitem novas formas de expressão dos sujeitos, apresentando os diversos contextos dos quais fazem parte.
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