Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 7, No 7 (2019)

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A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

EDCLEIDE LIMA DE OLIVEIRA, ELISÂNGELA NOBRE DUTRA, LÍVIA ANDRADE COELHO

Resumo


Uma das características marcantes do século XXI é a crescente demanda de oferta e procura de cursos no ensino superior, em função das demandas do mundo do trabalho. Nesta perspectiva, uma das iniciativas do governo federal foi regulamentar e fomentar a oferta de cursos na modalidade à distância, tendo como um dos objetivos ampliar a oferta de vagas nessa etapa da educação. Diante deste cenário, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) começou a ofertar cursos de graduação nessa modalidade no ano de 2007. O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar as relações que os discentes que ingressaram no primeiro semestre letivo do ano de 2015, no curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado na modalidade à distância, estabelecem com as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, identificar como eles se apropriaram dessas tecnologias, as estratégias que utilizaram para uso delas e da plataforma moodle para realização das atividades inerentes ao curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, considerando que nessa abordagem, as especificidades do processo para apropriação tecnológica passarão por várias formas de investigação que segundo Creswell (2010, p. 209), “os pesquisadores fazem uma interpretação do que enxergam, ouvem e entendem”. Para coleta dos dados utilizamos um questionário aplicado on-line.Com as análises verificamos que as relações que os discentes estabelecem com as TIC influenciam diretamente o seu processo formativo e que é imprescindível a Universidade promover cursos para que eles possam se apropriar dos aparatos tecnológicos logo no primeiro semestre letivo, devido ao número significativo que ingressaram sem essa habilidade.

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