Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PESQUISA ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria Amélia Silva Santos, Paula Tauana Santos, Sheilla Costa dos Santos

Resumo


Este artigo aborda as contribuições da pesquisa no processo de ensino aprendizagem e nos anos iniciais do ensino fundamental. O procedimento metodológico adotado consistiu em análises e revisões bibliográficas, sendo priorizados os aspectos qualitativos, reconstruidas a partir do marco teórico de Schön (2008), Nóvoa (2009) e Bachelard (1978). A hipótese é que a pesquisa na educação básica possibilita o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a difusão das bases do método científico. Nessa perspectiva o saber docente revela-se como elemento essencial, concepção que reforça o papel das agências e das políticas de formação de professores. Os resultados apontam para a importância da prática da pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental no desenvolvimento da criticidade e da autonomia nos discentes, em prol da associação dos saberes com as práticas da vida cotidiana e da superação do senso comum.

Palavras-chave: Educação. Pesquisa. Formação docente

 


Texto Completo: PDF