Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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O ENSINO DE MÚSICA E A MÚSICA NO ENSINO – UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA CURRICULAR

Thássio Ferreira Alves Pereira, Denise Aparecida Brito Barret

Resumo


O presente artigo pretende analisar a complementaridade entre o ensino de música nas escolas da Educação Básica e a sua utilização enquanto recurso didático em sala de aula, sob uma perspectiva curricular. São analisados alguns documentos oficiais, bem como ideias de autores que discutem a temática, como FIGUEIREDO (2010), COSTA (2011), SACRISTAN (2000), FERREIRA (2013), entre outros. Considerando que a música é uma das manifestações artísticas que está presente nas diversas sociedades e que se trata de um importante elemento de identificação cultural, sabe-se que é um instrumento de ensino bastante rico, integrando a linguagem musical e a linguagem poética, em diferentes ritmos e sons. Documentos legais elaborados e expedidos pelos órgãos competentes direcionam políticas públicas curriculares para o ensino de música nas escolas. A trajetória desse processo, contudo, é marcada por ambiguidades, distanciamento ou minimização do ensino de artes nas escolas da Educação Básica. A Lei 11.769/08 representa um avanço nas diretrizes curriculares sobre o ensino de música, mas a sua concretização ainda é motivo de desencontros e desconexões. A utilização da música, enquanto recurso didático, nas mais diversas disciplinas da grade curricular, colabora com o processo de ensino e aprendizagem e possibilita a sua inserção nas escolas, criando estratégias de estímulo à formação musical dos alunos.

Palavras-chave: Currículo. Ensino de música. Música no ensino.

 


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