Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA ESCOLA ATIVA

Taís Oliveira Santos e Santos, Silvia Regina Marques Jardim

Resumo


O objetivo do presente trabalho é apresentar resultados de uma pesquisa monográfica sobre a Educação do Campo e turmas multisseriadas, tendo como foco o Programa Escola Ativa. Procuramos fazer um estudo sobre artigos que avaliaram o Programa, utilizando como fonte de dados a internet e utilizamos como descritores Programa Escola Ativa e Educação do Campo. No texto, falaremos de artigos que trouxeram estudos sobre realidades diferentes, como, por exemplo, nos munícipios dos estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, que fizeram adesão a essa proposta de Educação do Campo. A análise desse material nos levou a concluir que, apesar dos muitos avanços que o programa trouxe para a melhoria da escolarização dos sujeitos do campo, ainda há muito que se fazer quanto à proposta que se mostra, muitas vezes, descontextualizada para a realidade de algumas escolas. Observamos, ainda, que, para a efetivação de programas que visem atender Educação do Campo, é importante um olhar mais atento sobre o que orientam as Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo.

Palavras-chave: Educação do Campo. Políticas Públicas. Programa Escola Ativa.

 


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