Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SUBPROJETO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/UNEB CAMPUS XII NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Sandra Alves de Oliveira, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Jany Rodrigues Prado, Maria de Fátima Pereira Carvalho

Resumo


Neste trabalho compartilham-se momentos experienciados no subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas (Laprape), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de março de 2014 a março de 2017. O Laprape conta com a participação de bolsistas de Iniciação à Docência (ID), bolsistas de supervisão e bolsistas de coordenação de área que procuram desenvolver nos encontros formativos do Grupo de Estudo Laboratório de Práticas Pedagógicas a articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos, para melhor apropriação de novas experiências e aprendizagens em sala de aula da educação básica. Além disso, visa incentivar a pesquisa educacional na graduação articulando ensino, pesquisa e extensão por meio da aproximação entre a Universidade e a Educação Básica. A atuação do bolsista de ID/futuro professor no cotidiano escolar é imprescindível no processo formativo, para a aprendizagem da docência. O envolvimento dos bolsistas nas atividades realizadas na escola e na universidade constitui fonte de saberes e aprendizagens no contexto da formação e da prática pedagógica vivenciada nesses espaços formativos.

Palavras-chave: Aprendizagem da docência. Formação. Prática pedagógica.


Texto Completo: PDF