SUBPROJETO LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID/UNEB CAMPUS XII NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
Neste trabalho compartilham-se momentos experienciados no subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas (Laprape), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de março de 2014 a março de 2017. O Laprape conta com a participação de bolsistas de Iniciação à Docência (ID), bolsistas de supervisão e bolsistas de coordenação de área que procuram desenvolver nos encontros formativos do Grupo de Estudo Laboratório de Práticas Pedagógicas a articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos, para melhor apropriação de novas experiências e aprendizagens em sala de aula da educação básica. Além disso, visa incentivar a pesquisa educacional na graduação articulando ensino, pesquisa e extensão por meio da aproximação entre a Universidade e a Educação Básica. A atuação do bolsista de ID/futuro professor no cotidiano escolar é imprescindível no processo formativo, para a aprendizagem da docência. O envolvimento dos bolsistas nas atividades realizadas na escola e na universidade constitui fonte de saberes e aprendizagens no contexto da formação e da prática pedagógica vivenciada nesses espaços formativos.
Palavras-chave: Aprendizagem da docência. Formação. Prática pedagógica.
Texto Completo: PDF