Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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ANÁLISE DE REDES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: USO DO FRAMEWORK I STAR

Mauro dos Santos Carvalho, Arlete Ramos dos Santos, Francisco dos Santos Carvalho, Marcelle Bittencourt Xavier Almeida

Resumo


Considerando que a análise de políticas públicas possui um enfoque analítico ou descritivo das diversas etapas do ciclo de políticas públicas, descrevendo e explicando as causas e as consequências da ação governamental no tempo e no espaço em que operam atores públicos e privados em uma determinada arena política, este trabalho teve como objetivo apresentar exemplos de modelos do Framework i star que está sendo utilizado em uma pesquisa de pós-graduação que, entre outros objetivos, busca analisar a estrutura de funcionamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) com base em um estudo de caso realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Para tanto, buscou-se correlacionar a estrutura de funcionamento do Pronera-UESB com as informações teóricas inerentes à análise e às redes de políticas públicas; e exemplificar o uso dos modelos de Dependência Estratégica e de Razão Estratégica para modelagem das conexões da rede foco do estudo de caso em questão. Para tanto, foram utilizadas pesquisas exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, por intermédio do uso do software OME3. Inicialmente, foram apresentadas as informações teóricas sobre Educação do Campo e Pronera, análise de políticas públicas e redes de políticas públicas (policy networks) na Educação do Campo. Em seguida, exemplos de uso do Framework i star foram exibidos, em conformidade com a análise de documentos oficiais do Pronera-UESB. Os resultados obtidos apontam que esse framework contribui significativamente para o processo de análise de uma política pública de Educação do Campo.

Palavras-chave: Educação do Campo. Pronera. Rede de política pública.

 

 


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