Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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DE PROFESSOR A GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA

Leandro Gileno Militão Nascimento, Anita dos Reis de Almeida

Resumo


Este artigo tem como objetivo refletir sobre a formação e desafios enfrentados pelo professor que torna-se gestor escolar. Durante muito tempo houve uma grande preocupação com a formação inicial dos professores. Todavia, essa formação apresenta lacunas no que tange a formar esses profissionais para atuação na gestão escolar. Os professores que optam por atuar na gestão escolar precisam formar-se em serviço nos cursos ofertados pelo governo federal ou municipal. Percebemos que os cursos de gestão escolar têm algumas fragilidades, entre as quais o fato de serem muito teóricos e pouco auxiliam aos gestores escolares no desenvolvimento das competências relacionadas às áreas de planejamento, lideranças pedagógicas e administrativas, assim como administração de recursos financeiros. Nesse contexto, os cursos de formação inicial de professores vêm requerendo maior enfoque no que concernem às temáticas e práticas de gestão escolar.

Palavras-chaves: Formação. Gestor. Professor.


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