Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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DAS QUESTÕES TEÓRICAS À PRÁTICA: REALIDADE DA OFICINA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS AUTISTAS NA APAE DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA

Laily Souza Benedictis

Resumo


O presente artigo tem como finalidade divulgar o trabalho realizado na Oficina de Atendimento Individual para Transtorno do Espectro Autismo – AITEA que oferece atendimento especializado e individualizado para usuários que possuem Transtorno do Espectro Autismo na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Vitória da Conquista - BA. O atendimento realizado nessa Oficina configura-se como um trabalho pedagógico e terapêutico a fim de estimular interesses e habilidades cognitivas, sociais e comportamentais nos usuários, especificamente para os que não se adaptaram em grupos maiores na Instituição. O instrumento metodológico utilizado para essa pesquisa foi a análise documental, em que analisou-se o Projeto Político Pedagógico (2016) e o Plano de Ação (2017) da Instituição. Encontrou-se como resultado da pesquisa que a APAE de Vitória da Conquista ao realizar a Oficina de atendimento específico para autistas consegue romper paradigmas referentes aos preconceitos que muitas pessoas com deficiência vivenciam. Trabalha-se aspectos sensoriais e terapêuticos nessa Oficina e não a escolaridade formal. Identificou-se que a escolaridade formal, com aspectos voltados para a alfabetização é de responsabilidade da escolar regular, em que os alunos que frequentam a APAE, no turno Matutino, devem obrigatoriamente ser matriculados. Acredita-se que a referida Instituição cumpre o efetivo papel social que propõe enquanto Entidade que é minimizar as dificuldades e preconceitos encontrados pelas pessoas atendidas na APAE.

Palavras-chave: Autismo. APAE. Terapêutico.

 


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