A POLÍTICA DO TRANSPORTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: IMPACTOS E DESAFIOS NA REALIDADE ESCOLAR
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa sobre as “Políticas Pública Educacionais do PAR (Plano de Ações Articuladas) em municípios da Bahia”, a qual investiga os municípios de Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. O método utilizado é o materialismo histórico dialético, numa abordagem quanti-qualitativa com enfoque na pesquisa exploratória, alicerçada na revisão bibliográfica e na participação dos sujeitos da pesquisa. O olhar investigativo se volta para a política pública do transporte escolar do campo, por se consistir como política pública de atendimento às necessidades de deslocamento dos alunos, residentes em áreas rurais para iniciar, continuar e terminar seus estudos. O recorte utilizado nesse artigo é demonstrar como está sendo executada a politica do transporte escolar nos municípios pesquisados, verificar as condições de locomoção destes educandos que necessitam destes transportes para garantir sua permanência na escola no campo, tendo como parâmetro, a realidade educacional no meio rural de cada município, observando as condições das estradas e do difícil acesso nas escolas do campo, a potencialidade dos recursos destinados a essa política e sua eficiência. Os resultados parciais da pesquisa procura apresentar um panorama sobre a realidade da política de transporte na Educação do Campo nos municípios pesquisados.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Transporte Escolar, Educação do Campo.
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