Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS DISCURSOS QUE ENVOLVEM O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA)

Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado, Sandra Márcia Campos Pereira

Resumo


Com o intuito de analisar os discursos que envolvem o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA), o presente artigo utilizou dos postulados foucaultianos, no que diz respeito às modalidades enunciativas, para descrever os enunciados que permeiam sobre o programa, expressos nos documentos oficiais, textos científicos e nas falas dos sujeitos que buscam materializar a política educacional que fomenta o uso pedagógico das tecnologias digitais. A pesquisa constatou que, muito embora, os discursos partam de campos diferentes, há uma relação entre os mesmos, fazendo garantir uma vontade de verdade, entrelaçada por interesses políticos, econômicos, sociais e educacionais.

Palavras-chave: Discursos. Programa Um Computador por Aluno. Tecnologias na Educação.

 

Texto Completo: PDF