Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 6, No 6 (2017)

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A VISÃO DOCENTE ACERCA DAS COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB

Fernanda Dione Sales de Souza, Janyne Barbosa de Souza

Resumo


O estudo presente atuou com vistas a salientar a perspectiva docente acercadas cotas raciais na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista-BA, no ano de 2016. Verifica-se que há um discursomeritocrático preconceituoso no meio acadêmico que evidencia que o sistema de cotas facilita o acesso dos negros no ensino superior, em detrimento da devida importância a ser dada ao mérito intelectual no vestibular. Costumeiramente é afirmado pelos docentes da Uesb que os discentes cotistas escrevem mal e formulam mal as ideias. Que carregam as deficiências intelectuais e cognitivas oriundas das mazelas da educação básica pública, as quais, tais sujeitos não conseguem superar, e por esta razão, necessitam do sistema de cotas ou de ações afirmativas para garanti-los o ingresso nos cursos superiores das instituições públicas.Os resultados demonstram apesar do reconhecimento da necessidade socioeconômica das cotas, de maneira subjacente o discurso docente ainda apresenta substancial falta de amadurecimento teórico e conceitual do tema. Tal estudo contou com o arcabouço discursivo e intelectual de literaturas voltadas a ideia de raça e ações afirmativas.

Palavras-chave: Ações afirmativas. Cotas Raciais. Meritocracia.


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