Seminário de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Vol. 9, No 1 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

(RE) PENSANDO O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: PROVOCAÇÕES DISCURSIVAS.

Leonardo Santos, Denise Barreto

Resumo


A pesquisa propõe estudar o gênero música, a partir de discussões que o relacionam com o processo de ensino/aprendizagem, assinalando o cotidiano dos envolvidos na pesquisa. Nesse ângulo, consideramos a importância do gênero e a sua utilidade como prática discursiva de ensino, a qual age no intuito de desenvolver perceptividade e cognição de conhecimentos. Com o propósito de observar como o gênero textual música se dá na compreensão da linguagem, partimos de diretrizes simples sobre sua forma de aplicação na língua falada e escrita. Dessa forma, propomos analisar a música como suporte de ensino, demonstrando seus benefícios em uso.

PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino; Ensino/Aprendizagem; Música. 


Texto Completo: PDF