A I MOSTRA NACIONAL DE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: Tecendo os Sentidos de uma Prática Clínica Infantil, aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2021, na modalidade virtual.
Coordenação Geral: Carmem Virgínia Moraes da Silva
Coordenação Técnica e Administrativa: Edisio Pereira da Silva Luz Júnior
Coordenação de Artes Visuais: Tainá Silva Rocha
Vol. 1 (2021): I Mostra Nacional de Psicologia Histórico-Cultural
Sumário
Expediente
EXPEDIENTE |
PDF
|
Comissão Organizadora |
|
Sumário
Sumário |
PDF
|
Comissão Organizadora |
|
Trabalhos
“O GAROTO SELVAGEM” - ANÁLISE REFLEXIVA |
PDF
|
Amanda Santos Oliveira, Jessimeire Prado da Silva, Yasmin Moreira Botelho, Carmem Virgínia M. da Silva |
01-05 |
“RAP É COMPROMISSO, NÃO É VIAGEM”: A FUNÇÃO SOCIAL DO RAP E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
PDF
|
Bruna Cauana Christoval dos Santos |
06-10 |
“ÚLTIMA PARADA 174” E COMO O BRASIL LIDA COM AS CRIANÇAS POBRES: UMA ANÁLISE DESDE O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO |
PDF
|
José Giovanni Gomes Vieira, Larissa Gomes Pereira, Amanda Biasi Callegari |
11-15 |
A ARTE COMO MEDIADORA EM UM GRUPO RECREATIVO COM CRIANÇAS: RELATO DE VIVÊNCIA |
PDF
|
Gabriela Cangussu de S. Moraes, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
16 |
A ARTE LITERÁRIA COMO UMA POSSIBILIDADE À PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL |
PDF
|
Bárbara Dalvanna de Souza Isidoro, Álvaro Marcel Palomo Alves |
17-21 |
A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
Francielly Neves Nascimento, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
22-26 |
A CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO: A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE SEU DESENVOLVIMENTO E ELEMENTOS PARA PRÁTICA CLÍNICA |
PDF
|
Stéfany Bruna de Brito Pimenta, Susie Amâncio Gonçalves Roure |
27-31 |
A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA: REFLEXÕES PARA PENSAR A CLÍNICA HISTÓRICO- CULTURAL |
PDF
|
Verena Garcia de Viaud, Patricia Verlingue R. Monteiro |
32-36 |
ANÁLISE DE CASO CLÍNICO NO ENFOQUE HISTÓRICO- CULTURAL |
PDF
|
Nádia S. UESB, Bruna C. Xavier, Joanne M. Rodrigues, Carmem Virgínia M. da Silva |
37-38 |
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “BABIES” DE THOMAS BALMÈS À LUZ DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO NO PRIMEIRO ANO DE L. S. VIGOTSKI |
PDF
|
Milena Maria Rocha Lopes, Antônia Beatriz Torres Viana, Rita Raianne de Vasconcelos, Amanda Biasi Callegari |
39-43 |
AS NECESSIDADES E MOTIVAÇÕES QUE ATRAVESSAM O BRINCAR NA PSICOTERAPIA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO |
PDF
|
Hortência Pessoa Pereira, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
44-45 |
ATENDIMENTO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
PDF
|
Amanda Cardoso Ávila, Jassonia Lima Vasconcelos Paccini, Ana Luiza Bossolani Martins |
46-47 |
CONSIDERAÇÕES E ILUSTRAÇÕES SOBRE A BRINCADEIRA A PARTIR DA ÓTICA HISTÓRICO-CULTURAL E DO DOCUMENTÁRIO TERRITÓRIO DO BRINCAR |
PDF
|
Amanda Carla Oliveira, Filipe Ribeiro Brito, Giovani Lavigne dos Santos, Carmem Virgínia M. da Silva |
48-52 |
DA FALA EGOCÊNTRICA COMO FENÔMENO ARGUMENTATIVO: PISTAS PARA UMA CLÍNICA VYGOTSKIANA |
PDF
|
Jameson Thiago Farias Silva |
53-57 |
DEFICIÊNCIA E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
PDF
|
Marina Marcelino Santos, Ana Paula Xavier M. da Cruz, Vinícius Braga Mendonça, Bruna Mares Terra Candido |
58-62 |
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SÍNDROME DE DOWN (SD): UMA ANÁLISE DE CASO CLÍNICO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
Yorrana Ferreira Tomaz de Lima, Amanda Biasi Callegari |
63-67 |
EDUCAÇÃO INFANTIL E IMERSÃO MUSICAL: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CLÍNICA AMPLIADA E MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO |
PDF
|
Ana Luiza Souza e Silva, Gabriel Silva Santos, Brenda Luara dos Santos de Souza |
68-72 |
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ATENDIMENTO NO PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL |
PDF
|
Jéssica Alves de Castro, Yasmin Moreira Botelho, Amanda Santos Oliveira, Roberta Bolzan Jauris |
73-76 |
GÊNERO, NEOCONSERVADORISMO E A PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS |
PDF
|
Thaís de Castro Jury Arnoud, Beatriz Tadwald Nunes, Marina de Almeida Nery |
77-81 |
MEDIAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA NA CLÍNICA HISTÓRICO-CULTURAL COM CRIANÇAS |
PDF
|
Marina Amaral Takatuzi, Anne Caroline Lazarini, Pâmela Cristielen Conceição Santos, Patricia Verlingue R. Monteiro |
82-86 |
O BRINCAR: UM RECORTE TEÓRICO SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva |
87-91 |
O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS |
PDF
|
Joan Brito Luciano, Amanda Biasi Callegari |
92-96 |
OBESIDADE, NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL |
PDF
|
Cleybson Abner Sipião da Silva |
97-98 |
PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM LINGUAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS COM T21 SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
PDF
|
Giulia Castellani Boaretto, Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati A. Ghirello-Pires |
98-99 |
PSICOLOGIA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE: VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM SOBRAL-CE |
PDF
|
Mirlly de Souza Ferreira, Ana Carolina Mont’Alverne Silva, Paulo Henrique Dias Quinderé |
100-101 |
PSICOTERAPIA INFANTIL E O PAPEL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL FRENTE AOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA |
PDF
|
Larissa Gomes Pereira, Dágila Vasconcelos Rodrigues, Amanda Biasi Callegari |
101-105 |
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO |
PDF
|
Alana Oliveira de Sousa, Yorrana Ferreira Tomaz de Lima, Amanda Biasi Callegari |
106-109 |