MOSTRA NACIONAL DE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

A I MOSTRA NACIONAL DE PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: Tecendo os Sentidos de uma Prática Clínica Infantil, aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2021, na modalidade virtual. 

Coordenação Geral: Carmem Virgínia Moraes da Silva

Coordenação Técnica e Administrativa: Edisio Pereira da Silva Luz Júnior

Coordenação de Artes Visuais: Tainá Silva Rocha


Imagem de capa da revista

Vol. 1 (2021): I Mostra Nacional de Psicologia Histórico-Cultural

Sumário

Expediente

EXPEDIENTE PDF
Comissão Organizadora

Sumário

Sumário PDF
Comissão Organizadora

Trabalhos

“O GAROTO SELVAGEM” - ANÁLISE REFLEXIVA PDF
Amanda Santos Oliveira, Jessimeire Prado da Silva, Yasmin Moreira Botelho, Carmem Virgínia M. da Silva 01-05
“RAP É COMPROMISSO, NÃO É VIAGEM”: A FUNÇÃO SOCIAL DO RAP E SUAS RESSIGNIFICAÇÕES PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PDF
Bruna Cauana Christoval dos Santos 06-10
“ÚLTIMA PARADA 174” E COMO O BRASIL LIDA COM AS CRIANÇAS POBRES: UMA ANÁLISE DESDE O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PDF
José Giovanni Gomes Vieira, Larissa Gomes Pereira, Amanda Biasi Callegari 11-15
A ARTE COMO MEDIADORA EM UM GRUPO RECREATIVO COM CRIANÇAS: RELATO DE VIVÊNCIA PDF
Gabriela Cangussu de S. Moraes, Carmem Virgínia Moraes da Silva 16
A ARTE LITERÁRIA COMO UMA POSSIBILIDADE À PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL PDF
Bárbara Dalvanna de Souza Isidoro, Álvaro Marcel Palomo Alves 17-21
A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Francielly Neves Nascimento, Carmem Virgínia Moraes da Silva 22-26
A CRIANÇA EM SITUAÇÃO DE ADOECIMENTO: A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DE SEU DESENVOLVIMENTO E ELEMENTOS PARA PRÁTICA CLÍNICA PDF
Stéfany Bruna de Brito Pimenta, Susie Amâncio Gonçalves Roure 27-31
A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NA ADOLESCÊNCIA: REFLEXÕES PARA PENSAR A CLÍNICA HISTÓRICO- CULTURAL PDF
Verena Garcia de Viaud, Patricia Verlingue R. Monteiro 32-36
ANÁLISE DE CASO CLÍNICO NO ENFOQUE HISTÓRICO- CULTURAL PDF
Nádia S. UESB, Bruna C. Xavier, Joanne M. Rodrigues, Carmem Virgínia M. da Silva 37-38
ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO “BABIES” DE THOMAS BALMÈS À LUZ DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO NO PRIMEIRO ANO DE L. S. VIGOTSKI PDF
Milena Maria Rocha Lopes, Antônia Beatriz Torres Viana, Rita Raianne de Vasconcelos, Amanda Biasi Callegari 39-43
AS NECESSIDADES E MOTIVAÇÕES QUE ATRAVESSAM O BRINCAR NA PSICOTERAPIA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO PDF
Hortência Pessoa Pereira, Carmem Virgínia Moraes da Silva 44-45
ATENDIMENTO DE CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO PANDÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Amanda Cardoso Ávila, Jassonia Lima Vasconcelos Paccini, Ana Luiza Bossolani Martins 46-47
CONSIDERAÇÕES E ILUSTRAÇÕES SOBRE A BRINCADEIRA A PARTIR DA ÓTICA HISTÓRICO-CULTURAL E DO DOCUMENTÁRIO TERRITÓRIO DO BRINCAR PDF
Amanda Carla Oliveira, Filipe Ribeiro Brito, Giovani Lavigne dos Santos, Carmem Virgínia M. da Silva 48-52
DA FALA EGOCÊNTRICA COMO FENÔMENO ARGUMENTATIVO: PISTAS PARA UMA CLÍNICA VYGOTSKIANA PDF
Jameson Thiago Farias Silva 53-57
DEFICIÊNCIA E A APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PDF
Marina Marcelino Santos, Ana Paula Xavier M. da Cruz, Vinícius Braga Mendonça, Bruna Mares Terra Candido 58-62
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SÍNDROME DE DOWN (SD): UMA ANÁLISE DE CASO CLÍNICO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Yorrana Ferreira Tomaz de Lima, Amanda Biasi Callegari 63-67
EDUCAÇÃO INFANTIL E IMERSÃO MUSICAL: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CLÍNICA AMPLIADA E MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PDF
Ana Luiza Souza e Silva, Gabriel Silva Santos, Brenda Luara dos Santos de Souza 68-72
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE ATENDIMENTO NO PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL PDF
Jéssica Alves de Castro, Yasmin Moreira Botelho, Amanda Santos Oliveira, Roberta Bolzan Jauris 73-76
GÊNERO, NEOCONSERVADORISMO E A PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS PDF
Thaís de Castro Jury Arnoud, Beatriz Tadwald Nunes, Marina de Almeida Nery 77-81
MEDIAÇÃO PSICOTERAPÊUTICA NA CLÍNICA HISTÓRICO-CULTURAL COM CRIANÇAS PDF
Marina Amaral Takatuzi, Anne Caroline Lazarini, Pâmela Cristielen Conceição Santos, Patricia Verlingue R. Monteiro 82-86
O BRINCAR: UM RECORTE TEÓRICO SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Luanna Lua Sousa Felício, Carmem Virgínia Moraes da Silva 87-91
O PAPEL DA BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM SITUAÇÃO HOSPITALAR: ESTUDOS INTRODUTÓRIOS PDF
Joan Brito Luciano, Amanda Biasi Callegari 92-96
OBESIDADE, NEUROPSICOLOGIA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL PDF
Cleybson Abner Sipião da Silva 97-98
PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO EM LINGUAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS COM T21 SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Giulia Castellani Boaretto, Jhenifer Vieira da Silva, Carla Salati A. Ghirello-Pires 98-99
PSICOLOGIA NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE: VIVÊNCIAS COM CRIANÇAS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM SOBRAL-CE PDF
Mirlly de Souza Ferreira, Ana Carolina Mont’Alverne Silva, Paulo Henrique Dias Quinderé 100-101
PSICOTERAPIA INFANTIL E O PAPEL DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL FRENTE AOS FILHOS DA CLASSE TRABALHADORA PDF
Larissa Gomes Pereira, Dágila Vasconcelos Rodrigues, Amanda Biasi Callegari 101-105
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL A PARTIR DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO PDF
Alana Oliveira de Sousa, Yorrana Ferreira Tomaz de Lima, Amanda Biasi Callegari 106-109