A “AVENIDA DA INTEGRAÇÃO” E A LUTA DE CLASSES EM VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Alexandre de Jesus Santos, José Rubens Mascarenhas Almeida |
5-14 |
A ARTE QUE ENGENDRA A FORMAÇÃO: OS ANOS DE APRENDIZADO DE WILHELM MEISTER, DE GOETHE |
PDF
|
Katerine Iraci de Brito Sobrinha, Lucia Ricotta Vilela Pinto |
15-21 |
A DOR DE CAROLINE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA |
PDF
|
Lívia Guimarães Farias, Tânia Rocha Andrade Cunha |
23-38 |
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA COMPREENDIDA A PARTIR DO TRATADO DE SANTO AGOSTINHO DE HIPONA: INSTRUÇÃO DOS CATECÚMENOS |
PDF
|
Elisângela Santos Oliveira, Ana Palmira Bittencourt |
39-50 |
A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL E O ENSINO DE HISTÓRIA (1930-‐1945) |
PDF
|
Simone Dias Cerqueira de Oliveira |
51-62 |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A LUZ DOS CONDICIONANTES SÓCIO-‐POLÍTICOS DÉCADA DE 1980: POLÍTICAS E DEBATES |
PDF
|
Cristiane Sousa dos Santos, Leila Pio Mororó |
63-76 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO EMOCIONAL EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Juarez dos Santos Pita Junior, et all |
77-82 |
A FORMAÇÃO E O MODELO DRAMÁTICO DA NARRATIVA EM EMÍLIO DE ROUSSEAU |
PDF
|
Daniela Silva Pires, Lucia Ricotta Vilela Pinto |
83-92 |
A FUNÇÃO PROMOCIONAL DO ESTADO E A APLICAÇÃO DE SANÇÕES POSITIVAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO |
PDF
|
Maria Alessandra dos Santos Aquino |
93-109 |
A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DE UMA COMUNIDADE NEGRA ATRAVÉS DA SUA ORALIDADE |
PDF
|
Célio Augusto de Oliveira Souza |
111-124 |
A LUTA PELA AFIRMAÇÃO DA DIFERENÇA OU PELA DISCRIMINAÇÃO POSITIVA |
PDF
|
Francisco Carlos Cardoso da Silva |
125-137 |
A MEMÓRIA DE PROFESSORAS E EX-‐ALUNAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA: BREVES CONSIDERAÇÕES |
PDF
|
Ana Virgínia de Carvalho, et all |
139-150 |
A POLÍTICA CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL DOS ANOS 1990 |
PDF
|
Benedito G. Eugênio |
151-164 |
A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS CURSOS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO NAS UNIVERSIDADES BAIANAS |
PDF
|
Leila Pio Mororó |
165-179 |
A PRODUÇÃO DE LEITURAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS EM DIÁLOGO |
PDF
|
Gilvânia Maurício Dias de Pontes |
181-199 |
A RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA E TEORIA DO CONHECIMENTO EM DAVID HUME |
PDF
|
Jorgeval Andrade Borges, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
201-216 |
A RELAÇÃO IGREJA, ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: ORDENS RELIGIOSAS NO CONTEXTO COLONIAL, IMPERIAL E REPUBLICANO |
PDF
|
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro |
217-232 |
A REMANESCÊNCIA QUILOMBOLA: HISTÓRIA E CULTURA DA COMUNIDADE DE LAGOA DE GAUDÊNCIO NO MUNICÍPIO DE LAPÃO -‐ BA |
PDF
|
Marisa Santos de Souza |
233-246 |
A TRAVESSIA CEGA EM TORNO DO VAZIO |
PDF
|
Márcia Regina Xavier da Silva |
247-260 |
ÁLCOOL E ALCOOLISMO: ASPECTOS HISTÓRICOS |
PDF
|
Luci Mara Bertoni |
261-280 |
ALCOOLISMO E ADOLESCÊNCIA |
PDF
|
Ana Neri Cypriano, Cristiane Santana da Silva |
281-295 |
ALCOOLISMO FEMININO: NOÇÕES PRELIMINARES |
PDF
|
Fagner dos Santos Brito, et all |
297-304 |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCÍLIO VATICANO II |
PDF
|
Ivana Teixeira Silveira |
305-313 |
AMÉRICA EN LOS MANUALES ESCOLARES ESPAÑOLES DE HISTORIA (1900-‐1940) |
PDF
|
Luciana Oliveira Correia |
315-333 |
ANÍSIO TEIXEIRA E A EXPANSÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO: GINÁSIOS E COLÉGIOS NA BAHIA NAS DÉCADAS DE 40 A 60 DO SÉCULO XX |
PDF
|
Elizabete Conceição Santana Silva |
335-356 |
ANÍSIO TEIXEIRA E O PROJETO COLÚMBIA UNIVERSITY: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO |
PDF
|
Maria Cristina Nunes Cabral, Lívia Diana Rocha Magalhães |
357-366 |
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DOS ALUNOS-‐PROFESSORES |
PDF
|
Josilene Silva da Costa, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira |
367-380 |
AS CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA |
PDF
|
Keylla Gilvânia Bonfim do Nascimento, Lívia Diana Rocha Magalhães |
381-394 |
AS CIÊNCIAS ESPACIAIS E SUAS TECNOLOGIAS COMO ELEMENTO MOTIVADOR NO ENSINO DE FÍSICA |
PDF
|
Mariluce Cidade França Doria, et all |
395-399 |
ATITUDES E CRENÇAS DE AUTO-‐EFICÁCIA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Quézia Narde de Oliveira, Roberta D’Angela Menduni Bortoloti |
409-424 |
AULAS DE CÁLCULO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: AS PRÁTICAS (1972-‐1990) |
PDF
|
Fabiana Cristina Oliveira Silva de Olive |
425-439 |
AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA MOTIVAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: “ACÚSTICA” |
PDF
|
Rafael Machado dos Santos, et all |
441-444 |
BATALHA: MEMÓRIA E IDENTIDADE INDÍGENA NO PLANALTO DA CONQUISTA |
PDF
|
Renata Ferreira de Oliveira, Me. Adilson Amorim de Sousa |
445-460 |
BRINCADEIRA: ENTRE A REALIDADE E O FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Iramar Lage Santos, et all |
461-473 |
CALADO, PRESTA A ATENÇÃO, O PROFESSOR ESTÁ FALANDO: QUESTÕES DE DISCIPLINA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA PROBLEMÁTICA DO COTIDIANO ESCOLAR |
PDF
|
Priscilla Lima da Silva |
475-492 |
CAMINHOS DA PESQUISA NO CURSO DE DIREITO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES |
PDF
|
Daniel Ortiz Matos, et all |
493-504 |
CINEMA E EDUCAÇÃO -‐ UMA HISTÓRIA DA IMITAÇÃO: CINEMA COMO MÉTODO |
PDF
|
Edison Silvestre Petenussi Silva |
505-517 |
CINEMA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR SOBRE O ESPANTO E A ADMIRAÇÃO |
PDF
|
Fransmar Costa Lima |
519-528 |
CINEMA E FORMAÇÃO DA JUVENTUDE: VISÕES CATÓLICAS NO MENSAGEIRO DA FÉ |
PDF
|
Raquel Costa Santos |
539-554 |
CINEMA, UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO – O PROJETO CINE JARDÃO |
PDF
|
Maria de Fátima Barros Silvestre |
555-565 |
COMPREENDER E EXPLICAR: BREVE DIÁLOGO TEÓRICO ENTRE A HERMENÊUTICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Olenêva Sanches Sousa |
567-580 |
COMPREENSÃO E/DA PRAXIS: UM ESTUDO HERMENÊUTICO SOBRE PRÁTICAS FORMATIVAS DE PROFESSORES |
PDF
|
Maria Luiza Coutinho Seixas, Maria Roseli Gomes Brito de Sá |
581-593 |
EXCERTOS DO PENSAMENTO POLÍTICO DE ORTEGA Y GASSET |
PDF
|
Antonio Charles Santiago Almeida |
595-608 |
O PROCESSO DE SIMBOLIZAÇÃO DA NOÇÃO DE IGUALDADE E A UTILIZAÇÃO DO SÍMBOLO “=” ANTES DE SER CONVENCIONADO COMO SÍNAL DE IGUALDADE |
PDF
|
José Dilson Beserra Cavalcanti, Marcelo Câmara dos Santos |
609-620 |
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE LEITURA E ESCRITA |
PDF
|
Denise Aparecida Brito Barreto, et all |
633-647 |
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE LEITURA E ESCRITA |
PDF
|
Denise Aparecida Brito Barreto, et all |
633-647 |
O PROGRAMA DE PESQUISAS SOCIAIS ESTADO DA BAHIA – UNIVERSIDADE DE COLÚMBIA: O SEU CONTEXTO |
PDF
|
Ruy Medeiros |
649-677 |
O PROJETO MUSEU PEDAGÓGICO NA ESCOLA: UMA VISÃO DE DENTRO DA ESCOLA |
PDF
|
Eduardo de Lima Leite, et all |
679-690 |
O SUJEITO E A SUA HISTÓRIA NO PROCESSO CRIMINAL |
PDF
|
Camila de Mattos Lima Andrade, Nilton Milanez |
691-716 |
O VALOR JURÍDICO DO DEPOIMENTO DA VÍTIMA: A MULHER NOS ACORDÃOS DOS CRIMES DE ESTUPRO |
PDF
|
Maisa Santos Alves, Tânia Rocha Cunha |
717-726 |
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE CALOR |
PDF
|
Jornandes Jesús Correia, Lívia Diana Rocha Magalhães |
727-740 |
OLHARES DO CINEMA SOBRE OS PROFESSORES |
PDF
|
Herbert Glauco de Souza, et all |
741-763 |
OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, O TRABALHO PEDAGÓGICO E A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR |
PDF
|
Cláudia Celeste Lima Costa Menezes |
765-778 |
PALAVRAS: DO MUNDO VIRTUAL DOS DICIONÁRIOS À CONCRETUDE DA UTILIZAÇÃO |
PDF
|
Maria Inez Carvalho |
779-792 |
PERCURSO DE ENSINO E CIÊNCIAS NAS CARTAS RÉGIAS: A ESCOLA MÉDICA DA BAHIA |
PDF
|
Adailton Ferreira dos Santos |
793-806 |
PODER POLÍTICO E EDUCAÇÃO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX |
PDF
|
Ruy Hermann de Araújo Medeiros, et all |
807-819 |
POSSÍVEIS CAMINHOS NA PESQUISA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: ORALIDADE E MEMÓRIA |
PDF
|
Edileusa Santos Oliveira, Célio Augusto de Oliveira |
821-833 |
PRÁTICAS CURRICULARES NECESSÁRIAS ÀS ESCOLAS DO CAMPO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS JOVENS ACERCA DAS ESCOLAS QUE POSSUEM |
PDF
|
Wiama de Jesus Freitas Lopes, Wilma de Nazaré Baía Coelho |
835-852 |
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CAMPO: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CHOÇA – SUDOESTE DA BAHIA |
PDF
|
Anajara Gomes Amorim, Sidiney Alves Costa |
853-866 |
PRINCIPAIS FATOS DA HISTÓRIA FRANCISCANA E AS AÇOES DOS CAPUCHINHOS NO BRASIL E NA BAHIA |
PDF
|
Paula Ruas Ferreira, Ana Palmira Bittencourt |
867-887 |
PROBLEMAS NA APROPRIAÇÃO DAS AUTOBIOGRAFIAS PARA A FORMAÇÃO PELO MOVIMENTO PESQUISA/FORMAÇÃO |
PDF
|
Luiz Artur dos Santos Cestari |
889-907 |
QUAL O PAPEL DAS LINGUAGENS NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO? |
PDF
|
Elen Catarina Santos Lopes |
909-924 |
RAZÃO E EMOÇÃO: SABERES E VALORES EM DISPUTA |
PDF
|
Zenilton Gondim da Silva, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |
925-939 |
(RE) CRIAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS: A EMERGÊNCIA DA FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE IRECÊ |
PDF
|
Clívio Pimentel Júnior, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho |
941-952 |
REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO UNIFORME ESCOLAR NO INTERIOR DA ESCOLA PRIMÁRIA (BAHIA, ANOS 20 DO SÉC. XX) |
PDF
|
Ladjane Alves Souza |
953-964 |
RELATOS PRELIMINARES DA PESQUISA SOBRE O PROJETO COLUMBIA UNIVERSITY |
PDF
|
João Diógenes Ferreira dos Santos |
965-974 |
RELIGIOSIDADE, MULHER NEGRA E COMUNIDADE: EXPERIÊNCIAS DE MEMÓRIAS |
PDF
|
Cristiane Batista da Silva Santos |
975-987 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO USO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES |
PDF
|
Adriana Vieira Brito, et all |
989-1001 |
ROQUE ARAÚJO: UM CASO DE EDUCAÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE UM DOUTOR HONORIS CAUSA |
PDF
|
Veruska Anacirema Santos da Silva |
1003-1015 |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM VIVÊNCIAS MUSICAIS COM IDOSOS PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON: UMA PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE |
PDF
|
Virginia Maria Mendes Oliveira Coronago |
1017-1030 |
TERRITORIALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC |
PDF
|
Moema Maria Badaró Cartibani Midlej |
1031-1045 |
THALES DE AZEVEDO: EDUCAÇÃO, RAÇA E ETNIA NA BAHIA NA DÉCADA DE 1950 |
PDF
|
Ivonete Lima Silva, Lívia Diana Rocha Magalhães |
1047-1058 |
TOLERÂNCIA ZERO: REFLEXÕES SOBRE PREVENÇÕES AO USO ABUSIVO DE DROGAS |
PDF
|
Ângela Viana Machado Fernandes Rocha Magalhães |
1059-1072 |
TRABALHO, CLASSES SOCIAIS E ANTICOMUNISMO NO DISCURSO DA RERUM NOVARUM (1891) |
PDF
|
Ramon Santos Gusmão, Rita de Cássia Mendes Pereira |
1073-1084 |
TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VELAME: QUESTÕES HISTÓRICO-‐ESPACIAIS DE UMA ABORDAGEM DE GÊNERO |
PDF
|
Maristela Alves da Silva |
1085-1094 |
TRADIÇÕES E IDENTIDADES INDÍGENAS: REFLEXÕES A PARTIR DO POVO INDÍGENA KIRIRI |
PDF
|
José Valdir Jesus de Santana |
1095-1108 |
TRADIÇÕES INDÍGENAS E EDUCAÇÃO ESCOLAR: OS KIRIRI E SEUS PROJETOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR NA BUSCA PELA ALTERIDADE |
PDF
|
José Valdir Jesus de Santana |
1109-1122 |
TROCA DE FAMÍLIA: DISCUTINDO O CONCEITO DE FAMÍLIA NA CONTEMPORANEIDADE |
PDF
|
Sílvia Maria Alencar Silva, Nilton Milanez |
1123-1127 |
UM DIÁLOGO ENTRE MEMÓRIA, MORALIDADE E ARBÍTRIO NO TRATADO DE DAVID HUME |
PDF
|
Rogério Luiz Silva de Oliveira, Edson Silva de Farias |
1129-1142 |
UM ENFOQUE SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA EM VITÓRIA DA CONQUISTA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE POPULARES |
PDF
|
João Santos Cardoso |
1143-1162 |
UM ESTUDO SOBRE MÉDIA ARITMÉTICA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Marcos Antonio Santos de Pinho, et all |
1163-1174 |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL |
PDF
|
Glauber Barros Alves Costa, Nayara Alves de Oliveira |
1175-1185 |
UM PASSEIO PELA SALVADOR DE ARTES & ARTISTAS |
PDF
|
Rute Andrade Castro |
1187-1199 |
UM PROTÓTIPO DE BAIXO CUSTO PARA O ESTUDO DE DINÂMICA DE ROTAÇÃO |
PDF
|
Marcio Souza Munizet, et all |
1201-1205 |
MEMÓRIA E SENTIDO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS EM LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Layane Dias Cavalcante Viana, Nilton Milanez |
1207-1220 |
“VIDAS CONDENADAS”: A VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS NEGROS NOS CENÁRIOS BAIANO E BRASILEIRO |
PDF
|
João Diógenes Ferreira dos Santos |
1233-1247 |
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O AGRESSOR TAMBÉM PRECISA DE AJUDA! |
PDF
|
Darlene Cairo Ribeiro e Silva, Tânia Rocha Andrade Cunha |
1249-1263 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIMEIRAS INICIATIVAS NO MUNICÍPIO DE ITABUNA |
PDF
|
Raimunda Alves Moreira de Assis |
1265-1278 |
FOTOGRAFIA, MITO E MEMÓRIA: O ÁLBUM DE CASAMENTO |
PDF
|
Jorge Viana Santos |
1279-1294 |
GÊNERO E SEXUALIDADE: A ESCOLA E AS DIMENSÕES DA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS |
PDF
|
Fabiana Castelo Branco de Santana |
1295-1308 |
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA PÚBLICA ITABUNENSE |
PDF
|
Aracy Curvelo de Matos, Genigleide Santos da Hora |
1309-1321 |
IMAGEM, IMAGINAÇÃO, IMAGINÁRIO: TRAJETÓRIA ILUMINADA DE UMA ATRAÇÃO |
PDF
|
Itamar Pereira de Aguiar |
1323-1337 |
INDÚSTRIA CULTURAL, TELEVISÃO E IMPACTO NO DINAMISMO DO CONSUMO |
PDF
|
Luciana Silva Lima, Márcio Soares Santos |
1339-1351 |
JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTES NO PROCESSO EDUCATIVO DAS CRIANÇAS |
PDF
|
Luanna Caetité dos Santoset, et all |
1353-1362 |
JUVENTUDE E NOITE: NARRANDO A VIOLÊNCIA E O RISCO |
PDF
|
Eliane Nogueira Pires |
1363-1376 |
KIERKEGAARD: FILOSOFIA E CINEMA |
PDF
|
Jorge Miranda de Almeida |
1377-1393 |
LA ESTADÍSTICA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES Y DE PROFESIONALES EN GENERAL |
PDF
|
Elena T. Fernández de Carrera |
1395-1403 |
LUZES E SOMBRAS: AS MEMÓRIAS E A LEITURA IDEOLÓGICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA |
PDF
|
Rita Filomena de Andrade Januário Bettin |
1405-1429 |
MEMÓRIA DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO: REVISITANDO O PROJETO COLUMBIA -‐ UNIVERSITY369. APONTAMENTOS INICIAIS |
PDF
|
Lucineide Santos Silva, Ana Elizabeth Santos Alves |
1431-1443 |
MEMÓRIA E AFETIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DAS EMOÇÕES NAS TRAJETÓRIAS SOCIAIS |
PDF
|
Veruska Anacirema S. da Silva |
1445-1467 |
MEMÓRIA E CENOGRAFIA NO DISCURSO POLÍTICO |
PDF
|
Edvania Gomes da Silva, et all |
1469-1479 |
MEMÓRIA E CULTURA ESCRITA NOS SÉCULOS XVI, XVII E XVIII |
PDF
|
Halysson F. Dias Santos, Marcello Moreira |
1481-1493 |
MEMÓRIA E SENTIDO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS EM LIVROS DIDÁTICOS |
PDF
|
Layane Dias Cavalcante Viana, Nilton Milanez |
1495-1508 |
MEMÓRIA E TRAJETÓRIA DOS ESTUDANTES NEGROS E NEGRAS DA UESB |
PDF
|
Edjane Freitas Novaes |
1509-1517 |
MEMÓRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO |
PDF
|
Fabrízia Pires de Oliveira |
1519-1533 |
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: UM POUCO DA HISTÓRIA DO BRINCAR NO CENÁRIO INFANTIL |
PDF
|
Marilete Calegari Cardoso, Cristina d’ Ávila |
1535-1549 |
MIMESE, SOCIABILIDADE E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO CINEMA |
PDF
|
Milene de Cássia Silveira Gusmão |
1551-1567 |
MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA BAHIA: LEMBRANÇAS DOS EX-‐ ALUNOS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO (1949-‐1976) |
PDF
|
Diogo Franco Rios |
1569-1583 |
MODERNIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA 1a SÉRIE GINASIAL DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA BAHIA (1953-‐1973) |
PDF
|
Janice Cassia Lando, André Luis Mattedi Dias |
1585-1599 |
MUSEU DA ESCOLA PARANAENSE: PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ |
PDF
|
Maria de Lourdes Mazza de Farias, et all |
1601-1617 |
O/A ALUNO/A COMO PRODUTOR/A DA CULTURA ESCOLAR: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS |
PDF
|
Edinalva Padre Aguiar |
1619-1632 |
O CAPITAL CULTURAL NO CURSUS DE GLAUBER ROCHA |
PDF
|
Glauber Brito Matos Lacerda, Milene de Cássia Silveira Gusmão |
1633-1645 |
O CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS |
PDF
|
João Paulo Gama Oliveira |
1647-1659 |
O COLÉGIO PEDRO II: UM PARADIGMA AOS ENSINAMENTOS SECUNDÁRIOS NO BRASIL DURANTE OS OITOCENTOS |
PDF
|
Suely Cristina Silva Souza, Andréa Maria dos Santos Matos |
1661-1673 |
O DESMORONAMENTO DA ESCOLA DIANTE A AMEAÇA DO DEVIR. O PROFESSOR COMO POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO PORQUE DEVÉM |
PDF
|
Rita Célia Magalhães Torreão |
1675-1681 |
O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA NOVA ESTRUTURAÇÃO DE ENSINO PARA AS CRIANÇAS DE SEIS |
PDF
|
Alba Lúcia Gonçalves Pontes Sodré, Aretuza Gomes Barbosa |
1683-1696 |
O FILME NA PRÁXIS PEDAGÓGICA: COMUNICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA E EXPERIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO |
PDF
|
Rosane Meire Vieira de Jesus |
1697-1715 |
O GINÁSIO “DO PADRE”, A IGREJA CATÓLICA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL |
PDF
|
Edileusa Santos Oliveira, et all |
1717-1734 |
O MANUAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL |
PDF
|
Patrícia Batista dos Santos |
1735-1747 |
O MESTRADO EM SAÚDE COLETIVA E A FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS |
PDF
|
Marinalva Lopes Ribeiro |
1749-1766 |
O MÉTODO DE PESQUISA E A COLETA DE DADOS NO CAMPO SIMBÓLICO: ORÍ E SEUS RITUAIS NO ILÉ ÀSÉ ÒPÓ AFONJÁ |
PDF
|
Maria das Graças de Santana Rodrigué |
1767-1783 |
O MÉTODO INTUITIVO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS PÚBLICAS DA BAHIA |
PDF
|
Sandra da Silva e Souza, Elizabete Conceição Santana |
1785-1798 |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 1960-‐1970 |
PDF
|
Irani Parolin Santana, et all |
1799-1805 |
O MOVIMENTO DE MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA BAHIA: A CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO |
PDF
|
Mariana Moraes Lôbo Pinheiro, André Luis Mattedi Dias |
1807-1818 |
O MOVIMENTO HISTÓRICO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO E NA FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Narciso das Neves Soares, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho |
1819-1834 |
O PAPEL SOCIAL DA DISCIPLINA HISTÓRIA COMPREENDIDO PELA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Elisângela Santos Oliveira |
1835-1846 |
O PODER NAS RELAÇÕES MEDIADAS POR COMPUTADOR: REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO DE JORNALISMO ONLINE |
PDF
|
Júnia Cristina Ortiz Matos, et all |
1847-1862 |
O PREMEM – EDUCAÇÃO E PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO NA BAHIA NO GOVERNO LUIZ VIANA FILHO |
PDF
|
José Alves Dias |
1863-1869 |
CONSENSOS E DISCENSOS SOBRE A PRESENÇA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
Carla Carolina Costa da Nova, Sandra Regina Soares |
1871-1885 |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PRINCIPAIS PINTORES SERGIPANOS NO SÉCULO XIX |
PDF
|
Danielle Virginie Santos Guimarães |
1887-1895 |
CONSTITUIÇÃO DOS SABERES EXPERIENCIAIS FRENTE À INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL |
PDF
|
Roselane Duarte Ferraz, Arlete Aparecida Bertoldo Miranda |
1897-1917 |
CRIANÇAS PEQUENAS, ESPAÇO E INFÂNCIA |
PDF
|
Ana Lúcia Castilhano de Araújo |
1939-1953 |
CRIME: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO |
PDF
|
Cristiano Pinto Anunciação, Nilton Milanez |
1955-1963 |
CURRICULO E PRÁXIS PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Elson de Souza Lemos |
1979-1991 |
CURRÍCULO EM SUAS CONCEITUAÇÕES ELEMENTARES |
PDF
|
Manoel Antonio Oliveira Araújo, José Wellington Marinho de Aragão |
1993-2004 |
O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROJOVEM E A DISCIPLINA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO ESTUDANTE I |
PDF
|
Sayonara Rodrigues do Nascimento |
2005-2019 |
CURRÍCULO, ESCOLA E COMUNIDADE: LIMITES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
PDF
|
Zizelda Lima Fernandes |
2021-2034 |
DESARROLLO DE UN CD MULTIMEDIAL PARA LA ENSEÑANZA DE LA QUÍMICA EN EL INGRESO A LA UNIVERSIDAD |
PDF
|
Güemes René, Odetti Héctor |
2035-2042 |
DESCOLONIZAR O CINEMA NA ESCOLA, UM NASCIMENTO COLETIVO DE ALTERIDADE |
PDF
|
Adriana Fresquet |
2043-2059 |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E REFLEXIVIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Sydione Santos |
2061-2075 |
DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE DE BOLTZMANN COM O AUXÍLIO DE UMA MAQUETE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO |
PDF
|
Atila Pereira Ribeiro, et all |
2077-2081 |
DIFICULDADES DE ALUNOS NO TRATAMENTO DOS CONCEITOS DE PERÍMETRO E ÁREA |
PDF
|
Emanoel Conceição Lenares, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |
2083-2093 |
DISCURSIVIDADE E COTIDIANO: A RELUZENTE BELEZA CONTEMPORÂNEA |
PDF
|
Luara Pereira Vieira, Nilton Milanez |
2095-2109 |
DOADORES DE ÓRGÃOS: O ACONTECIMENTO FORA DA ORDEM DO DISCURSO |
PDF
|
Jussara dos Santos Matos, Nilton Milanez |
2111-2116 |
DONA ZITA: MEMÓRIAS E IDENTIDADE(S) DA “MÃE” DO BAIRRO NEGRO DAS PEDRINHAS |
PDF
|
Flávio José dos Passos |
2117-2130 |
EAD E TIC: POSSIBILIDADES? DESAFIOS? HISTÓRIAS DAS MIL E UMA NOITES? |
PDF
|
Ana Lúcia Pena, Heloísa Raimunda Herneck |
2131-2142 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 1985 A 1989 |
PDF
|
Sheila Cristina Furtado Sales, Jurenilda Prado Oliveira |
2143-2153 |
EDUCAÇÃO DO CAMPO E O AGRONEGÓCIO: EVIDÊNCIAS DO ANTAGONISMO SOCIAL561 |
PDF
|
Fátima Moraes Garcia |
2155-2172 |
EDUCAÇÃO DO MST |
PDF
|
Edlene Santos Oliveira, Elisângela Santos Oliveira |
2173-2185 |
EDUCAÇÃO E COMUNICÃO: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA BÁSICA |
PDF
|
Luciana Canário Mendes, et all |
2187-2196 |
EDUCAÇÃO E TRABALHO NAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES |
PDF
|
Marta Quadros Fernandes |
2197-2210 |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS |
PDF
|
Cristina Silva dos Santos |
2211-2234 |
EDUCAÇÃO INDÍGENA NO BRASIL ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS |
PDF
|
Antonietta d ́Aguiar Nunes |
2235-2252 |
EDUCAÇÃO NA BAHIA EM 1930: EMBATES ENTRE A BURGUESIA ASCENDENTE E OLIGARQUIA LATIFUNDIÁRIA |
PDF
|
Josenilda Pinto Mesquita, Alfredo Eurico Rodrigues Matta |
2253-2266 |
ENTRE A MATEMÁTICA UNIVERSITÁRIA E A ESCOLAR: SABERES E NECESSIDADES PROFISSIONAIS DE UM PROFESSOR |
PDF
|
Marcos Rogério Neves |
2267-2280 |
ENTRE TRAMAS & IMAGENS: CURRÍCULO, SUJEITOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E ESPAÇOS ESPECIALIZADOS |
PDF
|
Kátia Silva Santos |
2281-2293 |
ENTRELAÇANDO PARADIGMAS: CIMENTANDO A IDENTIDADE DO PEDAGOGO NUMA PRÁXIS REFLEXIVA |
PDF
|
Ms. Sandra Suely de Oliveira Souza, et all |
2295-2310 |
ESCALA E PAISAGEM ATRAVÉS DO OLHAR DA INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE GEOGRAFIA E O CINEMA COMO ARTE |
PDF
|
Bruno Pontes, Adriana Fresquet |
2311-2324 |
ESCOLA TROPICALISTA BAIANA APONTA NOVOS RUMOS PARA AS CIÊNCIAS MÉDICAS NO SÉCULO XIX |
PDF
|
Adailton Ferreira dos Santos |
2325-2340 |
ESPAÇO DE MEMÓRIA: O ARQUIVO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA |
PDF
|
Simone Paixão Rodrigues |
2341-2365 |
ESTÁGIO SUPERVIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: INQUIETAÇÕES E POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA |
PDF
|
Olenêva Sanches Sousa, et all |
2367-2380 |
ESTÁGIO, PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE EM GEOGRAFIA |
PDF
|
Maria Cleonice Barbosa Braga |
2381-2396 |
ESTATÍSTICA NA PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Cledilene Alves Pinheiro Batista |
2397-2411 |
ESTRESSE E USO DE ÁLCOOL NA COMUNIDADE ACADÊMICA |
PDF
|
Gilberto Ribeiro Cardoso, Rogério Santos |
2413-2428 |
ESTUDO DA FÍSICA DO EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO |
PDF
|
Keila Lopes Viana Novais, et all |
2429-2433 |
ÉTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA |
PDF
|
Wanessa Cristina Santos Prado, et all |
2435-2450 |
EXCERTOS DO PENSAMENTO POLÍTICO DE ORTEGA Y GASSET |
PDF
|
Antonio Charles Santiago Almeida |
2451-2464 |
EXPECTATIVAS DEL PROFESORADO EN RELACIÓN AL GÉNERO CUANDO EVALUAN LAS CAPACIDADES METACOGNITIVAS DE SUS ALUMNO(A) S |
PDF
|
Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão |
2465-2475 |
EXPERIMENTO LÚDICO PARA O ESTUDO DA HIDROSTÁTICA |
PDF
|
Vilma Santana dos Santos, et all |
2477-2481 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A HERANÇA DO IMPÉRIO BRASILEIRO |
PDF
|
Sandra Mara Vieira Oliveira |
2489-2495 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO TRATO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR |
PDF
|
Lucinéa Gomes de Jesus |
2497-2509 |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE POLÍTICAS E A PRESENÇA AS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Elane Conceição da Silva Coutinho, et all |
2511-2525 |