Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Vitória Nunes dos Santos, Ingrid Almeida dos Santos, Ana Paula Inacio Diório

Resumo


Esse trabalho é resultado da atividade de pesquisa do projeto intitulado Subsídios teóricometodológicos para pesquisa em educação das relações étnico raciais: construindo conhecimentos e (re) pensando metodologias de pesquisa a partir da decolonialidade e da Educação do Campo, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).Essa investigação tem como objetivo geral construir subsídios teórico-metodológicos para pesquisa em Educação das relações étnico-raciais na Educação do Campo e nasceu das atividades acadêmicas do Grupo de Pesquisa, Extensão e Estudos em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-Raciais. Essa investigação é do tipo qualitativa, exploratória descritiva e teve como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica cujo método dialético foi orientador das ações e a ferramenta de acesso aos dados foi um roteiro de leitura orientada para análise das obras “Não sou eu uma mulher. Mulheres negras e feminismo”, bell hooks (1981) e “Pele negra, máscaras brancas (2008), as categorias centrais da primeira obra foram feminismo, sexismo, racismo, gênero e classe. Nas duas obras a raça aparece como um conceito chave, elas reafirmam a relação indissociável de raça e classe e o colonialismo tem centralidade na obra de Fanon. A investigação aponta para categorias e conceitos indispensáveis para referenciais teóricometodológicos em pesquisas e para a educação antirracistas e anticoloniais. 

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