Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CIRANDA INFANTIL NA UNEB CAMPUS XII: UM OLHAR SOBRE O BRINCAR

Edvânia Fernandes Fogaça Teixeira, Deyse Alves Rocha, Eugênia da Silva Pereira

Resumo


Este trabalho parte de uma experiência no Projeto de Extensão “Ciranda Infantil: Brincando, Rodopiando e Aprendendo na Universidade”, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB Campus XII, que funciona no espaço físico de uma Brinquedoteca. O objetivo central é refletir sobre a importância da Brinquedoteca para as crianças participantes do projeto, bem como compreender a relação das crianças com os brinquedos e o brincar na Ciranda Infantil. A metodologia parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa e da pesquisa participante na perspectiva de observar, interagir e registrar os acontecimentos cotidianos em diário de campo, atividade rotineira do próprio projeto. Também foram coletados relatos das mães em espaços criados pela coordenação e monitoras do projeto, como por exemplo, o encontro de mães e crianças, bem como solicitações via whatsapp. Percebemos a partir das vivências e dos relatos das mães e crianças que a Ciranda, para além de um suporte para as mulheres-mães, é um espaço privilegiado do brincar, em que as crianças se sentem livres para expressar, criar, trocar experiências com outras crianças e também com as monitoras. Algumas crianças revelam o encantamento pelo espaço e pelos brinquedos, outras criam novas brincadeiras a partir dos artefatos disponíveis, mas todas elas sinalizam o desejo de retornar para brincar e a saudade que sentem, sobretudo diante da suspensão das atividades em decorrência da pandemia. 

Texto Completo: PDF