Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ALTERNÂNCIA

Milena Maria da Silva de Lima, Gilvânia de Oliveira Silva de Vasconcelos, Melanio de Barros Correia Neto

Resumo


O estágio curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE consiste na construção de pontes de conhecimentos pedagógicos, promovendo a vivência no dia a dia da unidade de ensino, demonstra como acontece a relação educador/a e educandos/as e ajuda a compreender os processos metodológicos. Esse trabalho procura desenvolver competências técnica, política, ambiental e humana que viabilizem ao futuro profissional da educação desenvolver a docência de forma crítica e comprometida com a realidade dos educandos. Para contribuir na formação dos/as educadores/as, no diálogo entre a teoria e a prática, Pimenta e Lima (2004) destacam que a formação do professor, se dará pela observação e tentativa de reprodução dessa prática, modelar como um aprendiz que aprende o saber acumulado. Os estágios foram desenvolvidos no Serviço de Tecnologia AlternativaSERTA, que possui metodologia de ensino-aprendizagem inspirado no regime de alternância e desenvolve o Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), que interagi na escola formal com contribuições da educação popular. Concluímos que, os três estágios conseguiram promover a formação, na prática docente, promovendo reflexões críticas permeadas pela metodologia da PEADS para a formação de educadores e educadoras do campo.

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