Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAPETINGABA

Joseane Batista Vieira, Ana Paula Ferreira, Arlete Ramos dos Santos, Márcia Regina O. Santos Bezerra

Resumo


O presente relato visa apresentar as experiências desenvolvidas a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) que foi criado com o intuito de estimular o aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de licenciaturas, promovendo a imersão do/a licenciando/a na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Além disso, é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituído pela Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Neste trabalho, o objetivo principal é apresentar os conhecimentos adquiridos e compartilhados no âmbito da Escola Sizaltina S. Souza Fernandes localizada na cidade de Itapetinga-BA. O programa tem apresentado vários resultados positivos como o fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, a formação dos discentes para interagir de forma ativa em sala de aula e a formação “continuada” de professores da rede pública estadual que estão envolvidos no projeto etc. Sendo assim, as experiências apresentadas terão como foco o protagonismo dos residentes do programa que fazem parte do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, bem como a interação entre preceptores e residentes, escola e universidade.

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