Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CAMINHOS PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDEMIA, SOB O OLHAR DA PEDAGOGIA

Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, Adriana Regina Vettorazzi Schmitt

Resumo


Este relato de experiência apresenta os desafios, as estratégias de trabalho e as superações da equipe pedagógica do IFSC câmpus de São Miguel do Oeste-SC, durante o período de pandemia (março 2020 à maio 2021). O objetivo central é registrar, avaliar as ações e problematizar as principais questões que permearam o cotidiano escolar, em Aulas não Presenciais (ANPs), no contexto dos múltiplos desafios enfrentados, a partir das estratégias exitosas e aquelas que precisaram ser revistas e implementadas a partir da imediaticidade que a situação exigiu. As respostas às implementações, as situações dos estudantes em isolamento social, as várias dificuldades em operacionalizar as aulas em ANPs, mostraram que a educação, comunidade escolar, precisam investir em fluência digital. Observou-se que a escola está precarizada e atrasada quanto às tecnologias, que estudantes e professores não têm ambiência tecnológica adequada. Que as dificuldades de acesso aos estudantes pela equipe, assim como, os sofrimentos psicológicos apresentados pelos (as) estudantes foram um grande problema e uma adversidade sem proporção anterior. Essas questões, diretas do cotidiano da equipe pedagógica, servem de instrumentos para pesquisas e implementações de ações para uma educação que não voltará aos moldes de antes da pandemia. 

Texto Completo: PDF