Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UM PROJETO PEDAGÓGICO NA EJA: NA CONSTRUÇÃO DE OUTRA HISTÓRIA EM BUSCA DE NOSSAS ORIGENS

Roselita Soares de Faria, Aparecida Dias Terras Gomes

Resumo


Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um projeto pedagógico que buscou a efetivação da Lei nº 10639/03 em uma instituição de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A experiência culminou na publicação de uma revista intitulada “Em busca de nossas origens”. O projeto ganhou, em 2008, o prêmio Paulo Freire organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e se tornou referência para a instituição na construção de seu projeto político pedagógico visando atender as diretrizes da educação para as relações étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no cumprimento da citada lei. O relato apresenta uma análise do percurso dos educandos e educadores por meio dos 71 textos que compõem a revista. Eles revelam uma mudança pessoal frente às questões estudadas e aos desafios enfrentados tanto na construção do projeto no grupo de educadores como na mediação dos debates em sala de aula. 

Texto Completo: PDF