Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

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REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E TRABALHO A PARTIR DAS OBRAS DE KARL MARX: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA

Rosileia Prado Santana

Resumo


A educação se constitui em elemento propulsor de mudanças sociais. Entretanto, a intencionalidade que perpassa a educação muito diz sobre os fins da ação pedagógica. Diversos campos que compõe a totalidade são impactados pela lógica de reprodução do capital, sobretudo, o campo da educação. Dentro do modelo capitalista, o projeto de educação estruturante é de acomodação e ou manutenção do privilegio de determinados grupos sociais. Para uma ação pedagógica emancipatória é preciso romper esses processos. O presente trabalho objetiva refletir sobre as contribuições dos pressupostos marxistas para pensar educação. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Nesta perspectiva, o artigo toma para si a concepção dialética para pensar educação dentro da sociabilidade capitalista vinculada a um projeto de sociedade, ou ela se encaixa dentro de uma lógica mercadológica ou busca a emancipação humana. Lembremos que a educação está articulada ao trabalho. Nesse processo é preciso haver realidade concreta para que haja realidade idealizada. O ideal é a materialização histórica do real, isto é, o processo de consciência é dado pela realidade material que por sua vez pode despertar um novo tipo de consciência (consciência em ação) que irá reverberar em novos atos de trabalho pautados numa perspectiva mais humanista e por consequência em novos tipos de valores.

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