Congresso Internacional e Congresso Nacional Movimentos Sociais & Educação, Vol. 1, No 1 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INCLUSÃO SOCIAL E COVID- 19: IMPACTO DA PANDEMIA NA VIDA DO AUTISTA

Aldnira Tolentino Nogueira, Maria Clara de Figuerêdo Galiano, Joselisa Maria Chaves, Rita de Cássia Nunes Carvalho Pinho

Resumo


: O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades na comunicação, interação social e comportamento, que segue um padrão restrito e repetitivo. O objetivo deste trabalho é avaliar a inclusão de estudantes com autismo no ensino remoto a partir de propostas para a Escola e Educadores visando adaptações à realidade atual para o ensino remoto. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Rubem Nogueira, no município de Serrinha, Bahia, onde tem um estudante com o transtorno do espectro do autismo. O método foi baseado em entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao desenvolvimento do estudante com autismo. Foi solicitado permissão dos pais do estudante, para coleta dos dados com o educando e educadores. As perguntas básicas foram: O estudante consegue permanecer em frente a uma tela e se concentrar para absorver o conteúdo? Por quanto tempo isso é possível? Realiza-se, o acompanhamento das aulas expositivas neste momento do novo normal devido a pandemia da Covid-19. Os educadores utilizaram materiais didáticos criativos para chamar atenção do estudante durante a aula, promovendo a concentração deste na aula remota. Após análise foi observado que o estudante autista consegue assistir as aulas nos momentos síncronos, porém percebe-se que, há grande facilidade na perda de concentração na tela do computador. A fim de contornar a dificuldade, os educadores optaram para a produção de aulas em vídeo, para repetições em diversos momentos. Dessa forma, pode-se concluir que apesar dos empecilhos na comunicação virtual, propostas didáticas favorecem o desenvolvimento intelectual e social dos autistas, melhorando o impacto de isolamento social provocado pelo Covid-19. Apesar de ser um estudo de caso, em uma escola espera-se ajudar a Rede de Educação Básica na compreensão e inclusão de estudantes com autismo, levando em conta o grau de Autismo diagnosticado

Texto Completo: PDF
slot gacor slot maxwin slot thailand slot demo togel online bandar togel dagangtoto slot gacor slot gacor scatter hitam mulia77 mulia77 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor link slot dagangtoto slot gacor mulia77 slot gacor scatter hitam slot gacor mulia77 slot pragmatic slot gacor mulia77 mulia77 dagangtoto rtp slot slot gacor slot777 slot demo slot gacor maxwin slot88 slot777 slot nexus rtp slot slot gacor mulia77 slot maxwin slot terpercaya slot nexus slot88 link slot gacor slot gacor maxwin slot gacor maxwin slot gacor slot terpercaya slot gacor maxwin slot pragmatic slot gacor pragmatic play slot gacor mulia77 link slot gacor slot gacor mulia77 slot gacor maxwin77 slot gacor slot thailand slot gacor slot thailand scatter hitam slot gacor suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 suhu138 slot maxwin batik88 scatter hitam scatter hitam slot gacor Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 Suhu138 suhu138 slot thailand slot maxwin slot thailand slot gacor